Prémios Europeus da MTV

por Agência LUSA
Festa no Atlântico LUSA

Estrelas da música como Madonna, Coldplay e Shakira e um anfitrião disfarçado de jornalista do Cazaquistão vão juntar-se hoje à noite no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, na cerimónia de entrega dos Prémios Europeus de Música da MTV.

Um dos momentos mais guardados será a passagem pela passadeira vermelha, onde 85 dos maiores fotógrafos da actualidade vão estar a registar a passagem das "estrelas" que participam no evento.

Na cerimónia, dominada pela música, é esperada uma parada de estrela, entre artistas que vão actuar ao vivo e os que vão apresentar os vencedores, além de futebolistas (luís Figo e Nuno Gomes) e actores.

Com cinco nomeações cada, este ano a lista de favoritos é liderada pelos Coldplay e pelos Gorillaz, que têm actuação garantida a partir das 20:00, em directo para todos os canais da rede televisiva MTV.

Pelo terceiro ano consecutivo haverá um prémio para o melhor artista português, atribuído pela MTV Portugal, ao qual concorrem os Da Weasel, os Humanos, Boss AC, os Blasted Mechanism e os The Gift.

A cerimónia será conduzida pelo humorista Sacha Baron Cohen, que surgirá em cena disfarçado de Borat Sagdiyev, um jornalista de uma televisão do Cazaquistão.

Entre as actuações previstas contam-se a de Madonna, que estreará ao vivo o single "Hung Up", dos Foo Fighters, dos Black Eyed Peas ou dos System of a Downn.

Para preparar três horas de entretenimento, a MTV europeia montou em Lisboa uma operação de bastidores inédita no país.

Para garantir a realização do evento, a organização transportou para a capital portuguesa mais de duas dezenas de camiões de equipamento de iluminação e som e material de montagem.

Nos bastidores haverá 40 camarins para os artistas, além de uma sala de imprensa para acolher os cerca de 700 jornalistas nacionais e internacionais.

Este é também um evento em que lucram as unidades hoteleiras de Lisboa, já que a organização fez mais de sete mil reservas de hotel para jornalistas, artistas e elementos da MTV.

A cerimónia, de três horas, terá uma audiência potencial de mil milhões de telespectadores a nível mundial.

Este ano os Prémios Europeus de Música primam pela diferença pelo menos na famosa passadeira vermelha cuja cor foi substituída pelo branco com bolas azuis.

Com um comprimento de 65 metros por 10 metros de largura, a passadeira de Lisboa será a maior de todos MTV Europe Music Awards já realizados.

Com uma audiência potencial de mil milhões de telespectadores a nível mundial, a cerimónia dos MTV Europe Music Awards será acompanhada no recinto por um total de 700 meios de comunicação social de todo o mundo.

A segurança da cerimónia de entrega dos Prémios Europeus da Música será assegurada por cerca de 700 agentes da PSP de diversas valências, desde o corpo de intervenção à segurança pessoal.

pub