Prémios Nacionais de Museologia 2016 são anunciados hoje em Lisboa

| Cultura

Os Prémios Nacionais de Museologia 2016 são anunciados hoje, numa cerimónia que decorre a partir das 15:30, no Museu do Dinheiro, realizada pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

O Prémio Museu Português do Ano é um dos principais galardões atribuídos pela APOM, num palmarés com 27 categorias, que a entidade dedicada à museologia atribui desde 1997 a museus, projetos, profissionais e a atividades desenvolvidas no setor.

Este ano são finalistas ao Museu Português do Ano, o Museu da Misericórdia do Porto, o Museu Teatro Romano de Lisboa, o Museu Municipal de Leiria e o Museu Municipal de Pinhel.

No ano passado, o vencedor foi o Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, e, em 2014, o Museu Benfica -- Cosme Damião, em Lisboa.

Os prémios dizem respeito ao ano anterior da atribuição.

Os galardões são atribuídos pela APOM, fundada em 1965, para incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus.

Os prémios distinguem, entre outras áreas, a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, a melhor exposição, mecenato e projeto museográfico.

 

Tópicos:

Ciência,

A informação mais vista

+ Em Foco

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    O programa Artemis, da NASA, tem como objetivo regressar ao satélite natural da Terra e, simultaneamente, preparar a viagem a Marte.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.