Público convidado a participar em Coimbra no espetáculo "O Baile" de Aldara Bizarro

por Lusa

Coimbra, 04 mai (Lusa) - O Convento São Francisco, em Coimbra, recebe no sábado e no domingo um espetáculo de dança, concebido pela coreógrafa Aldara Bizarro, que é inspirado nos antigos bailes de aldeia e que está aberto à participação do público.

Segundo uma nota do Convento São Francisco, o espetáculo "O Baile", que é participativo para todos os públicos e está integrado na programação do mês da dança "Abril Dança em Coimbra", será realizado no sábado, às 21:30, e no domingo, às 18:00.

"`O Baile` é um projeto de envolvimento comunitário inspirado nos antigos bailes de aldeia, habitualmente organizados por coletividades, e constituindo, muitas vezes, o acontecimento mais importante para o grupo que participava e organizava".

A organização indica que o projeto envolve a Banda Filarmónica de Ceira e um grupo de 30 participantes, para o qual são procurados interessados, que podem ter idades entre os 07 e os 70 anos.

"O Baile resulta na promoção de novas experiências artísticas, de usufruto do espaço e de participação ativa num espetáculo de referência nacional", sublinha a nota hoje enviada à agência Lusa.

No texto de apresentação do projeto, a coreógrafa Aldara Bizarro refere que o mesmo surgiu em janeiro de 2012, quando "Serralves em Festa" e "Manobras no Porto - Centro Histórico 2011/2012" lhe encomendaram um espetáculo de dança "que envolvesse pessoas da freguesia de Miragaia".

"O espetáculo, que se previa ter tido uma vida moderadamente curta, esteve em circulação até hoje. Adaptámos o espetáculo a vários grupos e realidades, desde o norte a sul do país, e criámos um baile que conta a história dos participantes", esclarece.

Com o projeto, Aldara Bizarro pretende atingir três níveis de participação: de profissionais (que colaboraram desde a sua criação, quer no campo da música, quer no campo da dança), de dois grupos de pessoas locais (que ensaiam de propósito para o efeito, quer na parte da dança, quer na parte da música) e a participação das pessoas que assistem ao espetáculo (que no final se envolvem, através do baile final que a peça proporciona).

"O Baile" tem conceção, direção e coreografia de Aldara Bizarro, interpretação/cocriação de Costanza Givone, Isabel Costa, Bruno Rodrigues, Manuel Henriques e Diana Serrano, criação musical de Artur Fernandes (Danças Ocultas) e interpretação musical de Artur Fernandes (concertina), Marco Figueiredo (piano) e Miguel Calhaz (contrabaixo).

O desenho de luz pertence a Francisco Tavares Teles e Miguel Dias é o operador de som.

Tópicos
pub