Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Referência ao Nobel da Literatura retirada do site de Bob Dylan

por RTP
Reuters/ Ki Price/ Files

Bob Dylan esteve cinco dias sem reagir à atribuição do Nobel. Na segunda-feira, surgiu uma discreta referência ao assunto no website oficial do músico: a promoção ao seu novo livro mencionava o facto de este ser o “vencedor do Prémio Nobel da Literatura”. No entanto, a declaração foi eliminada pouco tempo depois.

The Lyrics: 1961-2012 é o nome da obra que reúne as letras escritas pelo cantor durante mais de cinco décadas. A frase que acompanhava a sua promoção foi a primeira e única a reconhecer o Prémio Nobel, não sendo certo se Dylan tinha conhecimento da publicação ou não.


Texto com a referência ao Nobel da Literatura (bobdylan.com)

Sara Danius, secretária permanente da Academia, confirmou que foram feitas várias tentativas via telefone e correio eletrónico para contactar com o vencedor, mas nenhuma obteve resposta.


Versão sem a referência ao Nobel (bobdylan.com)

No entanto, Danius afirma “não estar preocupada” com o facto de Bob Dylan poder faltar à cerimónia que terá lugar a 10 de novembro em Estocolmo, onde os premiados irão discursar.

Até porque, tecnicamente, não é possível recusar um Nobel. Mesmo que alguém não reconheça o prémio, continuará a ser listado como vencedor.
pub