Renda de bilros e tradição sineira portuguesa entram no Google Cultural

por Lusa

O Google Cultural Institute, dedicado à partilha de arte e cultura pelo mundo, anunciou hoje que incluiu na plataforma digital novas obras de museus portugueses e tradições como a sineira e as festividades de São Pedro da Afurada.

De acordo com o instituto, foram incluídas online obras do Museu Calouste Gulbenkian, do Museu de São Roque, ambos em Lisboa, e três exposições da Universidade do Porto: renda de bilros, tradição sineira e festividades de São Pedro da Afurada, naquele distrito.

Para assinalar cinco anos de existência, o Google Cultural Institute incluiu, de todo o mundo, 100 novas coleções de museus, 200 novas estórias interativas, 10 mil novos artefactos e mais de 50 coleções de imagens via ´street view´ (vista de rua).

Os utilizadores da plataforma poderão aceder em qualquer ponto do mundo a informações em inglês e português sobre a história da tradicional renda de bilros, a arte sineira e as suas técnicas de produção e toque manual.

Do Museu Calouste Gulbenkian, a exposição que passa a integrar o Google é composta por várias peças em escultura desde a mostra da Arte Egípcia, a produções artísticas vindas de países como Pérsia ou Turquia, e quadros de pintores pertencentes aos séculos XV, XVI e XVII.

Do Museu de São Roque, também em Lisboa, que já estava presente no Google Cultural Institute, foram incluídas três novas exposições: A Capela de São João Baptista e o seu tesouro que inclui um conjunto de paramentos litúrgicos; A Vida de São Francisco Xavier composta pela Sacristia de São Roque, uma das primeiras sacristias construídas pela Companhia de Jesus e ainda As relíquias e os relicários de São Roque, uma coleção com peças doadas à Companhia de Jesus sobretudo nos séculos XIV e XVII.

No comunicado sobre a expansão da plataforma, Amit Sood, diretor do Google Cultural Institute, ressalva que "as visitas virtuais não substituem as visitas reais aos espaços, mas a tecnologia pode abrir novos horizontes e incrementar o conhecimento pela cultura a todas as pessoas".

Através deste programa, é possível, por exemplo, conhecer mais de 150 obras do Museu Guggenheim, em Nova Iorque, ou passear por entre os grandes muros do edifício mais pesado do mundo: o Palácio do Parlamento de Bucareste, na Roménia.

O Google Cultural Institute - onde Portugal está representado com mais de 2.500 itens - reúne atualmente exposições e obras de arte de mais de um milhar de museus e instituições em todo o mundo.

Tópicos
pub