Rodrigo Leão apresenta em Gouveia tema de homenagem a Vergílio Ferreira

por Lusa

Gouveia, Guarda, 16 jan (Lusa) - O músico Rodrigo Leão compôs um tema de homenagem a Vergílio Ferreira, que vai apresentar em Gouveia, no dia 28, no encerramento das comemorações do centenário do nascimento do escritor, foi hoje anunciado.

A Câmara Municipal de Gouveia refere em comunicado hoje divulgado que o trabalho do músico surge no seguimento de um desafio lançado em março de 2016, durante o ano das comemorações do centenário do nascimento de Vergílio Ferreira.

O autor de "Manhã Submersa" nasceu na aldeia de Melo, no concelho de Gouveia, distrito da Guarda, a 28 de janeiro de 1916, e morreu a 01 de março de 1996.

Rodrigo Leão compôs um tema em homenagem ao escritor, que apresentará, em estreia nacional, no dia 28 de janeiro, pelas 21:30, no Teatro Cine daquela cidade da região da Serra da Estrela.

A autarquia explica na nota enviada à agência Lusa que o concerto será de Rodrigo Leão com a Orquestra Sinfónica de Gouveia, dirigida pelo Maestro Hélder Abreu.

"Para além dos músicos que acompanham Rodrigo Leão, no palco do Teatro Cine de Gouveia estarão 40 músicos que compõem a Orquestra Sinfónica de Gouveia", indica.

Do programa do concerto constarão obras de vários compositores referência do escritor Vergílio Ferreira, nomeadamente Beethoven, Bach, Shubert e Tchaikovsky e obras de Rodrigo Leão, segundo a fonte.

O Município de Gouveia refere que deste modo "pretende homenagear o escritor Vergílio Ferreira e fazer chegar, através da música, o nome do escritor a outros públicos".

Tópicos
pub