Secretário de Estado da Cultura em visita ao norte do país

por Lusa

Vila Nova de Famalicão, Porto, 24 ago (Lusa) -- O secretário de Estado da Cultura está hoje no norte do país, onde inaugura as obras de recuperação do Santuário de S. João de Arga, no concelho de Caminha, anunciou fonte oficial.

A inauguração está marcada para as 11:00 e, segundo nota do gabinete de Jorge Barreto Xavier, estas obras enquadram-se no "protocolo celebrado entre a Direção Regional de Cultura do Norte e o Município de Caminha", tendo sido "desenvolvidos trabalhos de requalificação de todo o conjunto, classificado como monumento nacional".

À tarde, pelas 14:30, na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, Jorge Barreto Xavier entrega, a título póstumo, a Medalha de Mérito Cultural, ao filantropo José Alberto dos Reis Pereira.

Em comunicado, a Fundação afirma que José Alberto dos Reis Pereira, sobrinho do poeta José Régio, e filho do artista plástico Júlio Maria dos Reis Pereira, "organizou, como representante da família, diversas atividades relacionadas com a obra destes artistas e participou em exposições coletivas".

Engenheiro civil, de formação académica, "doou um enorme legado a diferentes instituições, nomeadamente a Câmara de Vila do Conde, os museus da Olaria, em Barcelos, Nacional Machado de Castro, em Coimbra e os municipais de Estremoz e Portalegre, assim como à Fundação Cupertino de Miranda".

"Ao longo da sua vida desenvolveu um importante trabalho de divulgação cultural da arte, do património e da literatura portuguesa. Doou milhares de obras do seu pai e do seu tio a diversas instituições públicas nacionais, entre as quais se incluem o Museu Nacional Machado de Castro, a Câmara Municipal de Vila do Conde, a Fundação Cupertino de Miranda e os Museus Municipais de Estremoz e Portalegre, possibilitando, dessa forma, a sua fruição por parte do grande público", afirma o gabinete do secretário de Estado da Cultura, em comunicado.

Barreto Xavier encerra a deslocação ao norte, com a visita, pelas 15:45, ao recém-inaugurado Museu da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Tópicos
pub