Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

"Senõritas", Fado e o regresso de Bowie com "The Gouster"

por João Fernando Ramos, Raquel Amado, Rui Sá

"Señoritas" é o novo projeto de Mitó Mendes e Sandra Baptista. Elas são uma das sugestões musicais do Jornal 2 para o seu fim de semana que tem na edição de um disco inédito de originais que David Bowie gravou nos anos 70 outro dos destaques de Álvaro Costa que tem ainda tempo para uma ida a Alfama para ouvir Fado

"The Gouster" foi gravado nos Estados Unidos em 1974 por Bowie durante a sua fase "Plastic Soul", mas acabou por não ver edição comercial. Algumas das faixas acabariam por ser mais tarde reaproveitadas em "Young Americans", mas o disco nunca foi antes ouvido na integra.

Esta sexta feira é lançado como parte de uma caixa que junta todos os trabalhos do autor entre 1974 e 1976. Chama-se "Who Can I Be Now? (1974-1976)". São 12 CD's ou 13 vinis.

Há dois álbuns ao vivo, uma compilação de singles e "lados B" ("Re:Call2"), e versões remasterizadas de "Diamond Dogs", "Young Americans" e "Station to Station", os três álbuns de estúdio gravados por David Bowie nesse período

Há uma curiosidade nesta edição da Parlaphone. "Station to Station" aparece com a capa original criada por Harry Maslin, e que nunca passaria das provas de gráfica por ser demasiado complexa, tendo na altura sido substituída por uma versão mais simples a preto e branco.

Esta edição de luxo inclui ainda um livro de ilustrações e fotos do cantor, recortes de imprensa, com entrevistas e críticas da época e reproduções "facsimile" de letras de canções manuscritas por Bowie ou anotações dos seus produtores da altura com os alinhamentos dos álbuns e outras notas técnicas.

No Jornal 2 destaque também para outro álbum de originais lançado esta sexta feira. O Projeto "Señoritas" que junta Mitó Mendes (voz e guitarra) e Sandra Baptista (acordeão e baixo elétrico) são canções que giram em torno de um universo feminino e urbano, com uma atmosfera densa, feminina e bem portuguesa em que o duo canta a vida de forma crua, direta e provocatória.

Impresso no disco a letras garrafais há um mote, que é não apenas título de canção, é nome do disco de estreia: "Acho que é meu dever não gostar". No Jornal 2 Sandra Batista explica.

"É meu dever não gostar daquilo que a sociedade nos impõem. Devemos combater o estarmos todos formatados de igual forma". O resultado é um trabalho diferente do que as autoras tinham partilhado na "A Naifa". A banda separou-se em 2014. As amigas voltaram agora a trabalhar juntas com "Señoritas" onde a música e as letras são também uma afirmação revolucionária e um despertar de consciências.

Nas sugestões do Jornal 2 para este fim de semana uma passagem obrigatória por Alfama onde por estas noites há fado em dose de festival. O Caixa Alfama tem cinco dezenas de fadistas em cartaz em vários palcos espalhados por um dos bairros mais tradicionais da capital.
pub