Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra dedica ciclo a novos criadores

| Cultura

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) regressa ao ciclo Novos Criadores/Novos Rumores, este ano dedicado ao teatro, e promove também a terceira edição da Mostra de Teatro Universitário na programação dedicada aos meses de maio, junho e julho.

O ciclo Novos Criadores/Novos Rumores, focado na dança, em 2013, centra-se este ano no teatro, apresentando os trabalhos de Raquel Castro, Tiago Barbosa e de Flávia Gusmão e Michel Blois, informou o TAGV, numa nota de imprensa.

No primeiro dia do ciclo, a 20 de maio, Raquel Castro apresenta "Os Dias São Connosco", com coprodução do Teatro Maria Matos, a 21 de maio, Tiago Barbosa explora os sonetos de Florbela Espanca em "A Grande Sombra Loira" e no último dia, 22 de maio, Flávia Gusmão e Michel Blois interpretam "MoMO", a partir de textos desses dois artistas e de Pedro Fortes Figueira e Tchale Figueira, com coprodução do Teatro Municipal Ipanema.

A Mostra de Teatro Universitário recebe este ano grupos de teatro de Coimbra, Lisboa, Leiria, Braga e Granada (Espanha), que irão apresentar os seus espetáculos em diferentes espaços da cidade.

Entre 09 e 13 de junho, apresentam as suas peças o Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), o Teatro Universitário do Minho, o Grupo de Teatro de Letras, de Lisboa, o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC), o Skaenika Teatro, da Universidade de Granada, em Espanha, o Grupo de Teatro Académico de Leiria, o Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC) e o grupo de teatro Thíasos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Segundo a nota de imprensa, o TAGV vai também receber o projeto Paisagens Neurológicas, de Isabel Maria Dos, entre 02 e 31 de maio, naquela que é uma parceria entre o teatro, o programa de doutoramento em Materialidades da Literatura e o programa de doutoramento em Estudos Artísticos, ambos da Universidade de Coimbra.

Ainda em maio, o TAGV recebe a extensão do festival de cinema Indielisboa`14, recebendo também a extensão do festival Curtas Vila do Conde, a 16 de julho.

No final de junho, entre 20 e 21, o teatro promove duas noites com quatro concertos, naquele que será um novo ciclo de música promovido pelo TAGV intitulado "Indie(s)pensável".

Na primeira noite, às 21:30, pisam o palco do TAGV os conjuntos Gobi Bear e Nice Weather For Ducks, e, na segunda noite, tocam Body Bluff e First Breath After Coma.

Entre 10 e 12 de julho, o TAGV acolhe o Colóquio Internacional "Epistemologias do Sul", no âmbito de um projeto de investigação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Tópicos:

Académico Leiria Círculo, Body Bluff First Breath After Coma, Colóquio, Criadores, Etnografia, Figueira, Florbela Espanca, Flávia Gusmão, Gobi Bear Nice Weather Ducks, Granada, Matos, Michel Blois, Paisagens Neurológicas, Raquel, Skaenika, TAGV, Universitário,

A informação mais vista

+ Em Foco

Francisco Veloso, reitor da Imperial College Business School, traça cenários após a rejeição do acordo.

O satélite natural da Terra mostrou-se grande e vermelho. A primeira Super Lua de 2019 foi vista em todo o mundo.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.