Torre de Menagem do Castelo de Guimarães reabre depois de obras de reabilitação

por Lusa

A Torre de Menagem do Castelo de Guimarães reabre dia 24 de junho, "Dia Um de Portugal", depois de obras, no valor de 430 mil euros, para dotar aquele monumento nacional de "melhores condições de acessibilidade e segurança".

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Direção Regional de Cultura do Norte explica que a reabilitação da Torre de Menagem corresponde à segunda fase da intervenção concretizada no Castelo de Guimarães, representando um investimento global de cerca de 430.000 euros.

Além da reabertura do acesso à Torre, é ainda inaugurada uma nova exposição, "Do Condado ao Reino: Centro Interpretativo do Castelo de Guimarães", que enquadra historicamente o Condado Portucalense e a posterior formação do Reino de Portugal, retrata a origem do Castelo de Guimarães e apresenta ainda imagens e representações de D. Afonso Henriques, o primeiro rei português.

Segundo o texto, a intervenção teve "por objetivo dotar o monumento nacional de melhores condições de acessibilidade e segurança por parte dos milhares de visitantes que todos os anos procuram o emblemático Castelo".

Além disso, explica aquele organismo, "simultaneamente procedeu-se à instalação de uma nova área de receção aos visitantes e produziu-se uma nova exposição que, a partir do dia 24 de junho, estará disponível para visita na Torre de Menagem".

Monumento Nacional desde 1910 e Maravilha de Portugal desde 2007, o Castelo de Guimarães remonta ao século X, tendo sido edificado para defender o Mosteiro de Santa Maria, fundado pela viúva do Conde Hermenegildo Gonçalves, a Condessa Mumadona Dias.

O aspeto atual do castelo foi marcado pelas obras de recuperação feitas nos anos 40 do século XX, levadas a cabo no contexto das comemorações do duplo centenário da formação da nacionalidade e da restauração da independência.

A 24 de junho, Guimarães celebra o "Primeiro Dia de Portugal", evocando a Batalha de S. Mamede travada em 1128 entre D. Afonso Henriques e a mãe, D. Teresa.

Tópicos
pub