Truman de Cesc Gay conquista cinco prémios Goya da Academia de Cinema espanhola

por Lusa

Madrid, 06 fev (Lusa) - O filme "Truman" conquistou hoje, em Madrid, na 30.ª edição dos prémios da Academia de Cinema espanhola, o Goya para melhor filme e o seu realizador Cesc Gay o Goya para a melhor realização.

"Truman" foi vencedor em cinco categorias, conquistando também os Goya para melhor ator, melhor ator secundário e melhor argumento original.

O filme, protagonizado por Ricardo Darín, galardoado com o prémio para melhor ator, e Javier Cámara, melhor ator secundário, impôs-se ao grande favorito desta edição, "La novia" de Paula Ortiz, bem como a "Un día perfecto" de Fernando León, "Nadie quiere la noche" de Isabel Coixet e "A cambio de nada" de Daniel Guzmán.

"Truman" chegou aos Goya com um total de seis nomeações.

Cesc Gay, nascido em Barcelona em 1967, conquistou o Goya para a melhor realização por esta crónica urbana sobre amizade e doença.

O seu trabalho de realização é assim reconhecido pela primeira vez com um Goya, depois de ter sido nomeado em 2001, na categoria revelação com "Krámpack" (2001) e, dois anos depois, com "En la ciudad".

Ricardo Darín (Buenos Aires, 1957), bateu Asier Etxeandía em "La novia", Luis Tosar em "El desconocido" e Pedro Casablanc em "B" na lista de nomeados para melhor ator.

Tópicos
pub