UNESCO aprovou proposta de alteração do nome oficial do ex-campo de concentração de Aushwitz

| Cultura

A nova designação será consagrada na próxima cimeira da UNESCO
|

A UNESCO aprovou a alteração do nome oficial do campo de concentração de Auschwitz, que passará a ser designado "Ex-Campo Nazi Alemão de Concentração e Extermínio em Auschwitz-Birkenau", disse o vice-ministro polaco da Cultura, Krzysztof Olendzki.

A proposta de alteração, apresentada pelo governo polaco, foi aprovada por unanimidade na reunião do Comité da UNESCO do Património Mundial, que decorr e até domingo em Vilnius, Lituânia.

O campo figurava desde 1979 na lista do Património Mundial da UNESCO, s ob o nome "Campo de Concentração de Auschwitz".

A nova designação só será, contudo, consagrada na próxima cimeira da UN ESCO, marcada para 2007, na Nova Zelândia.

"O novo nome é mais esclarecedor da responsabilidade da Alemanha nazi e ajuda a evitar enganos que encontramos na imprensa mundial, que por vezes se re fere a Auschwitz como +campo de concentração polaco+, uma confusão derivada do f acto de ter funcionado em território polaco ocupado" - disse à Lusa o porta-voz do Museu Nacional Auschwitz-Birkenau, Jaroslaw Mensfeld.

"E é o resultado de consultas com representantes do povo judeu, que sub linharam a necessidade de incluir o termo +de extermínio+", acrescentou.

A proposta do governo polaco contou com o apoio do Museu Yad Vashem de Jerusalém e da organização judaica Liga Contra a Difamação.

Na opinião do presidente do Conselho Internacional de Auschwitz, Wladys law Bartoszewski, ex-prisioneiro daquele campo de concentração, esta alteração " é um sucesso que contribui para maior precisão de certos termos históricos na Eu ropa de hoje".


A informação mais vista

+ Em Foco

Várias organizações de defesa dos Direitos Humanos exigem uma investigação rigorosa.

A morte do advogado foi conhecida há dois anos, no Natal, mas existem vários indícios de que a possa ter simulado.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.