Valongo aguarda "milhares" a partir de sexta-feira na Feira da Regueifa e do Biscoito

por Lusa

O concelho de Valongo reedita, de sexta-feira a domingo, a Feira da Regueifa e do Biscoito, uma iniciativa que visa promover as "marcas de excelência" do concelho, indicou hoje a câmara local, apontando como expectativa receber "milhares de pessoas".

À Feira da Regueifa e do Biscoito soma-se um Mercado Oitocentista com a presença das principais padarias e biscoitarias do concelho de Valongo, distrito do Porto, sendo dinamizado por várias coletividades locais.

"Em 2016, aguardamos milhares de visitantes nesta iniciativa, que tem uma grande envolvência da comunidade e resultados muito positivos na economia local. Temos aqui uma tradição muito forte ligada à panificação que não nos cansamos de divulgar e promover", refere o presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro.

O programa aponta para animação diária, com fabrico ao vivo, recriações históricas, exposições e peças de teatro alusivas à temática, incluindo concertos musicais, dança e folclore.

A Feira da Regueifa e do Biscoito tem início às 14:30 de sexta-feira com um desfile alegórico que junta as crianças das escolas do concelho e associações culturais e no mesmo dia, às 19:30, será feita a Bênção do Pão na Capela Nossa Senhora da Luz, seguindo-se o cortejo do padeiros e biscoiteiros.

Os destaques de sábado passam por uma encenação marcada para as 15:30 com o nome "O Pão de Valongo" na Rua de São Mamede, enquanto no Largo do Centenário às 16:00 vai decorrer o Concurso de Melhor Regueifa e Melhor Biscoito e uma hora mais tarde a apresentação da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo.

No domingo continuam as recriações e encenações, com a feira e mercado a terminarem com um concerto, pelas 22:00, de Maria Lisboa.

Este evento vai dinamizar o eixo central da cidade de Valongo, que compreende as Ruas de São Mamede, Dr. Nunes da Ponte, Sousa Paupério, o Largo do Centenário e a Praça Machado dos Santos.

"Esta é uma aposta ganha. A adesão é cada vez maior, o que justifica inclusive o alargamento do recinto da feira", refere José Manuel Ribeiro, citado numa nota camarária que vinca que esta iniciativa foi criada para "valorizar e promover o que Valongo tem de mais emblemático, apostando numa das suas marcas de excelência: a regueifa e o biscoito".

 

Tópicos
pub