Verona, cidade de Romeu e Julieta, alberga o mais antigo livro de cartas de amor

por © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Roma, 09 Fev (Lusa) - Verona, a cidade de Romeu e Julieta, alberga o mais antigo livro para aprender a escrever cartas de amor, um manuscrito do século XII escrito por um clérigo chamado Guido.

Segundo o diário italiano "La Repubblica", investigadores de Siena encontraram o manuscrito na Biblioteca Capitular de Verona quando procuravam livros de retórica inéditos em arquivos italianos e espanhóis.

O texto, intitulado "Modi dictaminum", está escrito em latim e sobre pergaminho, e contém conselhos para todo o tipo de cartas, incluindo as de amor, que ocupam todo o quarto capítulo.

Os conselhos incluem comparações entre a beleza da amada e pedras preciosas bem como referência a versões mitológicas de casais de namorados, como Páris e Helena de Tróia.

O texto ensina ainda a forma como a mulher deve escrever ao marido, bem como a melhor forma de o homem se apresentar à amada e como dela se despedir.

O autor propõe também figuras retóricas que indiquem a incapacidade para expressar o que se sente. "Não consigo expressar por palavras o quanto te amo, nem mesmo se todos os membros do meu corpo pudessem falar" é um dos exemplos apontados.

Além de referências à beleza da mulher amada, existem também indicações nas cartas que aludem ao amor físico: beijos, abraços e desejo.


pub