Viagem Literária chega a Santarém ao fim de um ano "extremamente positivo"

por Lusa

Santarém, 22 abr (Lusa) -- O projeto itinerante "Viagem Literária" faz um ano, com um balanço "extremamente positivo" do propósito de aproximar os leitores dos seus autores preferidos, em cidades habitualmente fora das rotas deste tipo de iniciativa.

O coordenador desta iniciativa do grupo Porto Editora, Rui Couceiro, disse à agência Lusa que o projeto, delineado para 18 meses (uma iniciativa por mês, em cada capital de distrito, à exceção de Lisboa e do Porto, incluindo as capitais das regiões autónomas) poderá vir a ter uma segunda edição, dados os convites de outras cidades "entusiasmadas".

A sessão de sábado, a décima terceira, a decorrer no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, vai juntar os escritores José Eduardo Agualusa, que recentemente viu o seu livro "Teoria Geral do Esquecimento" incluído entre os finalistas do Man Booker International, e Teolinda Gersão, numa conversa conduzida pelo jornalista João Paulo Sacadura.

Rui Couceiro disse à Lusa que este "festival literário por etapas" é uma verdadeira "volta a Portugal dedicada aos livros", que tem mostrado que há "claramente público leitor em todas as regiões".

Como exemplo do interesse suscitado pela iniciativa, referiu as pessoas que têm percorrido o território, para ouvirem escritores de que gostam.

As sessões, disse, têm permitido a comunhão com a palavra escrita e com a palavra dita, havendo uma componente "performativa" de desconstrução das obras e revelação dos percursos dos seus autores, com alguns a revelarem capacidade de entusiasmar e comover os leitores.

Para Rui Couceiro, este projeto, completamente gratuito para as autarquias, que têm sido parceiras, é um "verdadeiro serviço público", cujo reconhecimento tem sido patente pelas salas cheias.

Na sessão que se realiza a partir das 17:00 de sábado, em Santarém, os leitores "serão surpreendidos por uma oferta", livros de "grandes autores" publicados pelo grupo Porto Editora, como Albert Camus, Ernest Hemingway, Isabel Allende, John Steinbeck, José Saramago, Luis Sepúlveda, Manuel António Pina, Mário de Carvalho, Miguel Esteves Cardoso, Patrick Modiano ou Valter Hugo Mãe.

 

Tópicos
pub