Viagem Literária "prova que Portugal gosta de ler"

por Lusa

Redação, 25 ago (Lusa) -- O projeto Viagem Literária, que visa levar escritores às diferentes capitais de distrito, iniciado em abril do ano passado, termina em setembro, em Viana do Castelo, completando 1.500 quilómetros, com um "balanço bastante positivo", segundo a organização.

A Viagem Literária levou a cada capital de distrito -- exceto Lisboa e Porto -- e às regiões autónomas dois escritores que, à conversa, moderados pelo jornalista João Paulo Sacadura e com a participação do público, falaram das suas carreiras, das obras, do quotidiano, entre outros tópicos. No final de cada encontro há sempre uma sessão de autógrafos e uma conversa mais próxima entre o escritor e quem o lê.

A Viagem teve início no dia 25 de Abril do ano passado, em Bragança, e a ideia de não se realizar em Lisboa e no Porto, foi justificada pela organização pelo facto de estas duas cidades terem uma grande número de eventos relacionados com livros, "nomeadamente, é sempre nestas cidades que se fazem as apresentações das novas obras", disse à Lusa Rui Couceiro, da Porto Editora, que organiza a iniciativa.

"O balanço é bastante positivo, o público aderiu em massa, na maioria das cidades, as câmaras elogiaram a iniciativa, os escritores gostaram muito", disse o responsável, que acrescentou: "A Viagem Literária é a prova de que Portugal gosta de ler, que, fora dos grandes centros, há grande vontade de aceder a este tipo de iniciativas, e de que a literatura merece grandes palcos".

Segundo números facultados por Rui Couceiro, até à próxima etapa, foi em Ponta Delgada, com 550 pessoas, que se reuniu o maior número de participantes, seguindo-se 400 pessoas nas sessões de Bragança, Évora e Funchal, "o que mostra que há apetência pela literatura e há vontade".

No total das 17 sessões realizadas, assistiram cerca de 4.000 pessoas - o que dá uma média de quase 200 pessoas por sessão, nas restantes 13 -, tendo participado, entre outros, os escritores Mário de Carvalho, Sérgio Godinho, Valter Hugo Mãe, Laurentino Gomes, Richard Zimler, Francisco José Viegas, José Rentes de Carvalho, José Paulo Cavalcanti Filho, Rosa Montero, Teolinda Gersão, Maria do Rosário Pedreira, Alberto S. Santos e José Luís Peixoto.

Questionado sobre uma segunda edição da Viagem Literária para o biénio 2016/17, Rui Couceiro afirmou que "não se coloca de parte essa possibilidade, se houver câmaras interessadas, estas ou outras - e algumas já manifestaram esse interesse -, e também patrocinadores".

Os "resultados positivos" obtidos levam o Grupo Porto Editora a perspetivar fazer lançamentos de livros fora dos grandes centros -- Lisboa e Porto -- e a repensar o eixo interior do país.

"É provável que os laços com estas autarquias se estreitem, e ainda recentemente colaborámos em feiras ou festivais literários com cidades como Bragança e Funchal, e outra que já solicitou a nossa parceria foi Faro", disse.

O responsável, realçando que "nunca foi preocupação" da Porto Editora a venda de livros, esta "foi significativa em algumas cidades", sem ter adiantado números, mas referiu que "muitos escritores, senão a maioria, nunca tinha visitado estas cidades", e citou, entre outras, Vila Real, Bragança, Guarda e Portalegre.

"Lembro-me muito bem do entusiasmo vivido em Santarém com a visita de José Eduardo Agualusa, que tinha sido recentemente nomeado finalista do Man Booker Prize, que se fartou de assinar livros, e o mesmo se passou em Bragança, com Luís Sepúlveda, e aconteceu um pouco por toda a parte, porque estas cidades não fazem parte dos roteiros de divulgação da literatura", afirmou Couceiro, frisando que, "para a Porto Editora, é um país completo e não apenas [um país] com duas dimensões".

Uma "hipotética segunda edição da Viagem Literária poderá equacionar outras cidades, que não apenas as capitais de distrito", e já receberam contactos de outras autarquias, mas Lisboa e Porto continuarão a ficar de fora: "Do ponto de vista do conceito original, não faz muito sentido, pois já beneficiam de muita oferta cultural", rematou.

Em Viana do Castelo, no dia 24, estarão à conversa os escritores Manuel Jorge Marmelo e Richard Zimler, que regressam à iniciativa, encerrando uma volta pelo país, que contemplou 18 cidades e na qual participaram, também, os escritores Bruno Vieira Amaral, Gonçalo M. Tavares, José Tolentino Mendonça, Pedro Vieira, Álvaro Magalhães e a tradutora e presidente da Fundação José Saramago Pilar del Río.

Tópicos
pub