Vila alentejana de Sousel transforma-se na "capital da tauromaquia" em outubro

| Cultura

A vila alentejana de Sousel vai transformar-se na "capital da tauromaquia" com a realização das primeiras jornadas taurinas daquele concelho alentejano, anunciou hoje a Tertúlia Tauromáquica Nossa Senhora do Carmo, promotora da iniciativa.

"Nós queremos transformar Sousel na capital da tauromaquia. O Alentejo e Sousel, em particular, têm uma tradição tauromáquica muito enraizada e é isso que queremos explorar", disse hoje à agência Lusa o presidente da tertúlia, João Ganhão.

A primeira edição das Jornadas Taurinas de Sousel vão decorrer nos dias 20 e 21 de outubro naquela vila do distrito de Portalegre.

Durante as jornadas, os participantes vão poder assistir a debates sobre a temática tauromáquica e a demonstrações de pegas e de toureio a cavalo, bem como assistir a demonstrações de toureio a pé através da participação de várias escolas de toureio.

A Tertúlia Tauromáquica Nossa Senhora do Carmo, de Sousel, anunciou ainda que vai realizar o terceiro concurso de pegas de cernelha, uma iniciativa em que participam os grupos de forcados de Portalegre, Alter do Chão, Arronches, Monforte e Académicos de Elvas.

A animação noturna é outro dos atrativos desta iniciativa, que conta com o apoio do município local.

"Nós durante estes dias queremos reunir em Sousel os melhores oradores e os melhores toureiros para demonstrar o que é a arte tauromáquica, este mundo tão fascinante", sublinhou.

As iniciativas agendadas vão decorrer na praça de toiros Pedro Louceiro, em Sousel, e no centro cultural daquela vila alentejana.

"Durante estes dias esperamos acolher centenas de aficionados, uma vez que a tauromaquia desperta o gosto da maioria dos alentejanos e não só", disse.

A Tertúlia Tauromáquica Nossa Senhora do Carmo, que reúne mais de uma centena de associados, foi fundada em 2008.

Desde a sua fundação, tem promovido vários colóquios sobre a temática, festivais taurinos e cerimónias de entrega de troféus aos triunfadores da temporada.

"Esta iniciativa é mais uma no seguimento dos vários eventos que nós promovemos desde a fundação da tertúlia. Nós queremos sempre marcar a temporada com eventos que engrandeçam a festa de toiros", concluiu.

Tópicos:

Alentejo, Jornadas Taurinas, Louceiro, Portalegre Alter Chão Arronches Monforte Académicos, Tertúlia Tauromáquica Senhora Carmo,

A informação mais vista

+ Em Foco

A Marinha tailandesa divulgou um vídeo sobre a operação de salvamento. Veja aqui todos esses momentos.

O neutrino, partícula cósmica, foi encontrado por sensores no fundo do gelo antártico pelo detetor IceCube.

A história de Ötzi começou quando um grupo de caminhantes na região alpina italiana de Oetztal tropeçou num cadáver.

Veja aqui imagens exclusivas em 360º da missão portuguesa.