Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Visões de Júlio Pomar e Vítor Pomar numa exposição conjunta em Lisboa

por Lusa

Os artistas plásticos Júlio Pomar e Vitor Pomar vão realizar uma exposição conjunta do seu trabalho, que é inaugurada na quinta-feira, às 21:00, na Galeria 111, em Lisboa, onde ficará até 09 de setembro.

"Ver o que salta aos olhos" é o título desta exposição de dois pintores de gerações diferentes - Júlio Pomar, com 90 anos, e Vítor Pomar, com 67 anos - que pretende "desenhar convergências e divergências, paralelismos, oposições e complementaridades", segundo a galeria.

Nascido em Lisboa, Júlio Pomar vive e trabalha entre Paris e a capital portuguesa, tendo frequentado a Escola de Artes Decorativas António Arroio e as Escolas de Belas-Artes de Lisboa e Porto, e realizou a primeira exposição individual em 1947, no Porto.

Nos anos da sua oposição ao regime de Salazar, foi preso durante quatro meses e foi-lhe apreendido um dos seus quadros pela polícia política, tendo também sido ocultados os frescos, com mais de 100 metros quadrados, realizados para o Cinema Batalha no Porto.

Desde então realizou dezenas de exposições individuais em Portugal e no estrangeiro, e criou, em 2004, uma Fundação com o seu nome, abrindo, em 2013, o Atelier-Museu Júlio Pomar, criado pela Câmara Municipal de Lisboa.

O Atelier-Museu foi instalado num edifício em Lisboa, que contou com um projeto arquitetónico de reabilitação da autoria de Álvaro Siza.

Vítor Pomar nasceu em Lisboa, vive e trabalha em Assentiz, Rio Maior, e foi Prémio EDP pintura em 2002, tendo exposto individualmente, nos últimos anos, na Galeria Pedro Cera, no Museu da Eletricidade, na Fundação Calouste Gulbenkian e no Centro Cultural de Cascais.

Tópicos
pub