Afonso Taira vive época de boa forma no Estoril RTP

Entrevista de Afonso Taira à RTP

É filho do antigo internacional português José Taira, que se celebrizou no Belenenses, Salamanca e Sevilha. Tem 23 anos e está a realizar uma época em boa forma no Estoril-Praia, onde se encontra a jogar a sua segunda temporada. Ele é Afonso Taira, médio canarinho, que concedeu uma entrevista à RTP sobre a equipa da linha de Cascais, o foco no presente, objetivos futuros e os candidatos ao título da Liga Portuguesa.

Nasceu em Cascais e começou a jogar futebol no Estoril-Praia, clube da terra onde nasceu. Em 2006, mudou-se para a academia de Alcochete para realizar a formação no Sporting CP.

Depois de acabado o período de formação, Afonso Taira andou por Espanha, no Córdoba. No dois anos seguintes, a sua casa futebolística seria o Atlético CP, em Alcântara, onde realizou mais de 70 partidas.

No ano passado, deu-se a mudança para o Estoril-Praia, clube que atualmente representa. Com um novo treinador no comando, depois da saída de José Couceiro, coube a Fabiano Soares orientar a equipa na ressaca daquilo que Marco Silva alcançou.

No começo da época da 2015/16, o Estoril-Praia realizou um dos melhores inícios da sua história, estando atualmente no oitavo lugar da Liga Portguesa, com 14 pontos, os mesmos que o sexto classificado, o Vitória de Setúbal.



Apesar de não ter ganho nos últimos jogos, a verdade é que Afonso Taira, titular sob o comando de Fabiano Soares, afirma que a equipa não se encontra preocupada, acreditando que os resultados positivos irão aparecer.

Sobre a temporada que está a realizar, o jogador do Estoril-Praia diz que joga bem, quando a equipa joga bem. "Fico agradecido pelo que a equipa tem vindo a fazer e isso ajuda-me, não sou um jogador individualista", comenta.


Questionado sobre se pensa poder dar o salto para os maiores clubes portugueses ou para o estrangeiro, Afonso Taira é perentório: não pensa no que lhe é externo e diz-se focado no Estoril-Praia.

Apesar disso, Taira revela que tem ambições e que um jogador deve sempre atuar a pensar no que pode vir a fazer no futuro. "A ambição do jogador tem que passar sempre por algo mais".

Afonso Taira afirma que chegar à Seleção é um objetivo mas que é algo que não depende só de si, explicando que vestir a camisola das Quinas é o ponto alto de uma carreira "para qualquer jogador".



De acordo com o médio do Estoril-Praia, o oitavo lugar que a equipa de Cascais ocupa é meramente "ilustrativo", já que, como avisa, "as épocas começam de uma maneira e acabam de outra".

No entanto, Afonso Taira afirma que o Estoril apresenta potencial para fazer ainda mais no campeonato e que, trabalhando cada vez mais, haverá maior probabilidade em acabar num lugar cimeiro.

Uma qualificação europeia será possível, tal como aconteceu nos anos em que Marco Silva esteve a orientar a equipa, e para isso, diz Afonso Taira, será necessário manter o trabalho árduo e haver auto-imposição para conseguir cada vez mais.
"Desde que a equipa se auto-exija, pode fazer cada vez mais. Se isso nos permite chegar ao sexto, quinto lugar que dará acesso à Europa,a equipa pode exigir-se a algo assim".
No próximo domingo, o Estoril-Praia vai defrontar o Caldas, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, e o médio de 23 anos avisa que se trata de uma competição diferente e que o foco de jogar com grande regularidade pode ser mudado, não impondo tanta pressão no plantel.

Apesar disso, a passagem à próxima fase da Prova Rainha é o grande objetivo dos   canarinhos.

Afonso Taira comentou também o campeonato e a maneira como o mesmo está a decorrer. Para o jogador, que se formou nas escolas do Sporting CP, o primeiro lugar dos leões é algo que está na ordem do dia e que deve ser levado em conta na conquista do título português.


Para o dérbi de sábado, Afonso Taira afirma que ninguém pode assumir que esta partida para a Taça de Portugal será igual à última disputada no Estádio da Luz e que acabou numa vitória por 3-0 para o Sporting CP.

"Não podemos assumir a superioridade do Sporting CP só porque venceram a última partida por 3-0", concluiu.