Leicester City é campeão inglês REUTERS

Leicester City - Equipa sensação

Criado em 1884, o Leicester City conseguiu um título inédito na sua história. A 2 de maio de 2016, as 'Raposas', lideradas por Claudio Ranieri, sagraram-se campeãs da Premier League. Depois de 22 triunfos, onze empates e apenas três derrotas, o Leicester City Football Club pode festejar o título de campeão inglês, que muito fez sonhar e sorrir adeptos de todo o mundo. Estes foram os jogadores que deram a alma pelo clube e que criaram uma nova página na história do futebol.

O onze inicial



Na baliza:

KASPER SCHMEICHEL – 29 anos
Reuters

Filho do lendário Peter Schmeichel, Kasper segue as pisadas do pai numa equipa surpreendente. E é na baliza que o Leicester City tem um dos maiores bastiões, Schmeichel tem sido crucial com exibições de grande quilate mostrando dotes de um enorme guardião, com defesas impossíveis e passíveis de pontos que deram o título ao Leicester. Não sofreu golos em 15 das 36 partidas que disputou na Premier League. Tal como o pai, Kasper Schmeichel também festeja o título de campeão em Inglaterra mas pelas ‘Raposas’ de Claudio Ranieri.

No lado direito da defesa:

DANNY SIMPSON – 29 anos
Reuters

Chegou ao Leicester na época passada, quando a equipa havia sido recém-promovida à Premier League e teve de lutar pela manutenção. Aguerrido e sem nunca dar o esférico por perdido, Danny Simpson tem sido a alma do lado direito da defesa da equipa treinada por Claudio Ranieri. Leva 28 partidas esta temporada na liga inglesa.

No eixo defensivo:

WES MORGAN – 32 anos
Reuters

Capitão inequívoco, o internacional jamaicano tem formado uma dupla dura com Robert Huth. Não é dotado tecnicamente mas compensa com a vontade e alma que deixa em campo, colocando inúmeros problemas aos atacantes adversários, utilizando por vezes a agressividade necessária a um defesa para manter a sua baliza longe de perigo. Jogou todas as partidas na Premier League e foi crucial na vitória caseira frente ao Southamtpon com um golo solitário e frente ao Manchester United em Old Trafford, com um tento que deu um empate importante.

No eixo defensivo:

ROBERT HUTH – 31 anos
Reuters

Antigo internacional alemão, Robert Huth tem sido um dos centrais mais aclamados da Liga Inglesa. Para o jogador de 31 anos, ou passa o jogador ou a bola. As duas coisas ao mesmo tempo é impossível. O defesa impõe o seu físico para manter a baliza fora de perigo e é importante no jogo aéreo do Leicester. Por isso mesmo não se pode esquecer a grande exibição que fez no Etihad, marcando dois golos no triunfo por 3-1 sobre o Manchester City. Falhou apenas uma partida das 36 disputadas e leva três golos marcados.

No lado esquerdo da defesa:

CHRISTIAN FUCHS – 30 anos
Reuters

Chegou a custo zero no princípio da época, depois de sete épocas na Alemanha, quatro delas a representar o Schalke 04. Fixou-se no lado esquerdo da defesa e tem sido um dos dínamos atacantes das 'Foxes' de Leicester. Com 30 partidas jogadas na Premier League, Fuchs, internacional austríaco, leva quatro assistências para golo.



No meio-campo:

DANNY DRINKWATER – 26 anos
Reuters

Cumpre a quinta época no Leicester. É um dos grandes resistentes do clube. Esteve com a equipa em escalões inferiores e ajudou o Leicester a subir de divisão, a manter-se por lá e agora é uma das figuras maiores do inédito campeão. Danny Drinkwater e N’Golo Kanté formam um núcleo duro, que pensa como ninguém o jogo da equipa de Claudio Ranieri. Simplifica ao máximo os processos da equipa, tanto defensiva como ofensivamente, joga fácil, sem complicar. A boa época já lhe augurou dois golos e é um dos maiores assistentes da equipa: leva oito passes para golo. Em boa forma, já mereceu a chamada de Roy Hodgson para a Seleção Inglesa.

No meio-campo:

N’GOLO KANTÉ – 25 anos
Reuters

Descoberto enquanto ainda jogava no Caen, em França, N’Golo Kanté é uma das três maiores figuras do Leicester City. O francês tem sido um autêntico ‘polvo’, tal a maneira como cobre todas as zonas do meio-campo. Exímio a recuperar bolas, destacou-se por ser o jogador que mais esférico roubou aos adversários em carrinho em toda a temporada na Liga Inglesa. Leva um golo apenas mas faz a equipa jogar de forma muito simples, roubando jogo ao adversário e a servir os companheiros da frente com qualidade. E é isso mesmo que provam as quatro assistências que tem em 34 jogos disputados. Tal como Drinkwater, Kanté já se estreou pela seleção francesa e até já marcou pelos gauleses.

No lado direito do ataque:

RIYAD MAHREZ – 25 anos
Reuters

O mágico da equipa do Leicester City. Trata bem a bola, conduz, finta, passa e finaliza com qualidade. Riyad Mahrez é um dos melhores marcadores da equipa com 17 golos na Premier League, tendo dez passes para golo. Participou em 27 golos da turma de Ranieri e fez história ao ser considerado o melhor jogador do ano para a Associação Profissional de Futebolistas em Inglaterra. Mahrez tornou-se no primeiro jogador africano a merecer tal distinção.

No lado esquerdo do ataque:

MARC ALBRIGHTON – 26 anos
Reuters

É talvez um dos jogadores menos conhecidos da época fantástica que o Leicesterrealizou. Marc Albrighton teve participação em todas as partidas da equipa na Premier League, sempre no apoio ao ataque. Leva dois golos e já realizou sete assistências, em mais de 1300 minutos jogados. Apesar do menor mediatismo, Albrighton foi um dos grandes esteios do campeão Leicester durante esta temporada.

No apoio ao ataque:

SHINJI OKAZAKI – 30 anos
Reuters

É porventura um dos reforços mais caros da equipa da cidade de Leicester. Custou 11 milhões de euros, vindo do Mainz (Bundesliga) e a sua influência na manobra ofensiva da equipa já saldou o valor pago pelo seu passe. Okazaki é um avançado incansável, que luta sempre pelo esférico e tanto pode servir os colegas como ele próprio pode aparecer em zonas de finalização para concretizar. Leva cinco golos marcados, dos quais se destacam o pontapé de bicicleta que valeu três pontos contra o Newcastle. O internacional japonês conta ainda com duas assistências.

No ataque:

JAMIE VARDY – 29 anos
Reuters

A história de Jamie Vardy é sobejamente conhecida. Trabalhador numa fábrica há poucos ano,s lutou pelo sonho do futebol nos escalões mais baixos do futebol inglês, tendo um percurso ascendente. Vindo do Fleetwood Town em 2012, Vardy é agora o goleador máximo da equipa de Ranieri na Premier League. Leva 22 golos, aos quais junta oito assistências. Lutador, enérgico, é letal na finalização. É histórico também. Vardy tornou-se no primeiro jogador a conseguir marcar golos em onze jornadas consecutivas da Premier League. Por isso, já ninguém estranha o famoso mote para a festa em que se tornou a vida deste avançado, internacional inglês: “Jamie Vardy is having a party”. Vencer a Premier League é somente o pináculo da enorme época do goleador.

O Treinador

CLAUDIO RANIERI - 64 anos
Reuters

Começou a carreira de treinador em 1987, já depois de ter tido uma carreira enquanto jogador. Em quase 30 anos de carreira no banco, este é o primeiro título do técnico italiano numa primeira divisão europeia. Isto, já depois de ter passado por grandes equipas como o Inter de Milão, Nápoles, Fiorentina, AS Roma, Juventus ou Atlético de Madrid. Saiu sem glória do comando da Seleção Grega, após duas derrotas frente às Ilhas Faroé e no princípio da temporada foi-lhe pedida a manuntenção na Premier League. No entanto, aquilo que conseguiu é histórico. Com uma equipa de 'tostões', com um dos orçamentos mais baixos da primeira divisão do futebol inglês, Ranieri bateu os colossos de milhões e assim festeja o seu primeiro título de campeão no principal escalão de uma das maiores ligas do mundo.


Saídos do banco

JEFFREY SCHLUPP - 23 anos
Reuters

Jeffrey Schlupp não foi um titular indiscutível para Claudio Ranieri mas o seu papel no campeonato conquistado pelo Leicester tem muito valor. Muitas vezes, o internacional ganês ocupou o lado esquerdo da defesa, em detrimento do austríaco Fuchs, e o jogador sempre deu o seu melhor. Com grande pulmão, mostrou apetência ofensiva, ajudando a equipa nas transições rápidas que tanto foram apanágio das 'Foxes' durante a época. Participou em 22 partidas na Premier League e marcou um golo, realizando duas assistências.

 ANDY KING – 27 anos
Reuters

Andy King realizou mais de duas dezenas de partidas pelo Leicester nesta segunda temporada na Premier League. Ao lado de Danny Drinkwater ou N'Golo Kanté, o médio galês pautou o jogo da equipa pela estabilidade que impôs durante os jogos, ajudando a defender e lançando o ataque. King é um dos únicos atletas a subir com a equipa desde o terceiro escalão do futebol inglês, tendo averbado os três títulos de campeão nas três primeiras divisões em Inglaterra. Marcou um golo e fez um assistência.

 DEMARAI GRAY– 19 anos
Reuters

Chegou apenas em janeiro, mas o atleta de 19 anos teve um importante papel na turma de Claudio Ranieri. Rebelde com o esférico nos pés, Gray soube utilizar a sua velocidade para deixar adversários para trás e soube também servir os colegas no processo ofensivo. Esteve presente em dez partidas na Premier League, tendo realizado uma assistência.

LEONARDO ULLOA – 29 anos

Reuters

Substituto de Jamie Vardy na equipa orientada por Claudio Ranieri, Leonardo Ulloa foi um dos ativos mais valiosos da equipa campeã. Saído do banco ou mesmo jogando a titular, o avançado argentino mostrou sempre grande garra na disputa por cada esférico, tendo sentido de oportunidade e capacidade de choque dentro da grande área. Marcou seis golos, alguns deles de grande importância, como acontece com o tardio e solitário tento que deu o triunfo sobre o Norwich, já em período de descontos. Com a suspensão de Vardy, tomou a ofensiva do Leicester e frente ao Swansea, bisou. Realizou também três assistências para os colegas.

Fotos: REUTERS
Dados Estatísticos: Transfermarkt