Os favoritos para o Rali de Portugal 2012

por Pedro Ferreira

São os melhores pilotos do Mundo, ao volante dos melhores carros. Ainda assim, nem todos têm como principal objetivo a vitória. Citroên e Ford são os principais candidatos ao primeiro lugar, com Sebastien Loeb, da marca francesa, a ser o grande favorito.

O octo-campeão mundial de ralis, líder atual do WRC, confessou à Antena 1 que este espera regressar às vitórias em terras lusas, depois de, nos últimos dois anos, ter sido batido pelo seu antigo colega de equipa, Sebastien Ogier.

Mikko Hirvonen trocou a Ford pela Citroên e substituiu Ogier como segundo piloto da marca francesa em 2012. Ainda a adaptar-se ao carro, o finlandês espera conseguir dar mais luta ao seu companheiro de equipa, e vai lutar pelo lugar mais alto do pódio.

Outro dos candidatos é Jari-Matti Latvala, vencedor da mais recente prova do circuito, piloto que, apesar do 3º lugar em 2011, não costuma ter muita sorte em Portugal (sofreu um grave acidente na edição de 2009). Agora como primeiro piloto da Ford, o finlandês espera repetir o triunfo da Suécia, e aproximar-se das primeiras posições da geral. Depois do resultado alcançado no ano passado, Latvala diz estar confiante, mas confessa que, depois da desistência no México, sente mais pressão para esta 4ª prova do circuito.

Sébastien Ogier assinou este ano pela Volkswagen, mas ainda não tem o Polo disponível. Assim, ao volante de um Skoda Fabia S2000, não é este ano candidato. O mesmo se passa com Armindo Araújo, segundo piloto da Mini e companheiro de equipa de Dani Sordo. O piloto português quer melhorar o resultado do México (7º), mas um lugar no top-10 seria já satisfatório.
pub