Portugal 3 - 0 Azerbaijão, Qualificação Mundial 2014

por RTP

A seleção portuguesa de futebol somou hoje a segunda vitória em dois jogos no grupo F europeu de qualificação para o Mundial de 2014 ao bater o Azerbaijão por 3-0. Num festival de golos perdidos da equipa nacional, os tentos da vitória só apareceram na segunda parte. Varela (63') entrou e marcou em menos de um minuto, Postiga ampliou aos 85 e Bruno Alves teve cabeça para fechar a contagem a dois minutos dos 90. Portugal apresentou-se de forma bem diferente daquela que surgiu há quatro dias com o Luxemburgo e desta rubricou uma boa exibição.

22:08 - Final do jogo em Braga! Portugal vence o Azerbaijão por 3-0 mas podiam ter sido muitos mais.

90+2' - Cartão amarelo para Cristiano Ronaldo (Portugal)
, por protestos.

90' - Vão jogar-se mais 3 minutos!

89' - Substituição no Azerbaijão!
Sai Gokdemir, entra Chertoganov.

88' - Golo de Portugal! Marca Bruno Alves!
Cabeçada certeira do central português a corresponder da melhor forma ao canto apontado por Meireles. Sem hipóteses para Agayev.

Paulo Bento dá o prémio a um homem da casa! O jogador do Braga entra debaixo de fortes aplausos.


87' - Substituição para Portugal!
Sai Hélder Postiga, entra Éder.

85' - Golo de Portugal! Marca Hélder Postiga!
Meireles cruza da direita, Cristiano Ronaldo de cabeça serve o ponta de lança que só teve que encostar. Está feito o segundo da Seleção Nacional!

84'
- Agayev segura a diferença mínima! Agora foi João Pereira a tentar de longe, mais uma vez, e o azeri voa para a esquerda para sacudir para canto.

77' - Substituição para Portugal!
Sai Nani, entra Ruben Amorim.

75'
- Nani obriga Agayev a outra grande intervenção! Remate surpresa do jogador português do Manchester United que o guarda-redes sacode por cima da barra.

73' - Substituição no Azerbaijão!
Sai Ozkara, entra Subasic.

72'
- Coentrão falha o segundo golo português! Incrível perdida do lateral esquerdo de Portugal depois de um passe fabuloso de Cristiano Ronaldo para encostar. A bola ainda tabela no guarda-redes do Azerbaijão e beija o ferro pela quinta vez esta noite.

Ruben Amorim é a próxima aposta de Paulo Bento!


INFORMAÇÃO OFICIAL: 29.971 espetadores esta noite no Estádio Axa!


Custou mas foi: Portugal já merecia estar na frente do marcador há muito tempo!


63' - Golo de Portugal! Marca Varela! O jogador do FC Porto entrou e marcou. Varela não podia ter entrado melhor depois de Postiga ter dado para Ronaldo, a bola parece perdida mas surge Nani que falha a receção e nas costas está Varela para marcar.

62' - Substituição para Portugal!
Sai Miguel Veloso, entra Silvestre Varela.

59' - Substituição no Azerbaijão!
Sai Huseynov, entra Ismailov.

58'
- Outra vez Ronaldo! Fábio Coentrão dá para Postiga que deixa para trás onde entra Cristiano Ronaldo a rematar por ligeiramente por cima.

57'
- Cristiano Ronaldo dá festival de golos perdidos! Canto batido da esquerda do ataque luso com o CR7 a subir mais alto ao segundo poste mas a cabecear ao lado.

54'
- Cristiano acerta na rede...mas por fora! Passe para o segundo poste de Moutinho para a boa receção do capitão que dispara ao lado da baliza de Agayev.

53'
- Cristiano Ronaldo deixa as mãos de Agayev a arder! Tiro do internacional português que o guarda-redes azeri tem dificuldades para defender e acaba por sacudir para diante.

50'
- Já moram quatro bolas nos postes da baliza do Azerbaijão! Agora foi Ronaldo a rematar à meia volta depois de sgurar uma bola que parecia perdida. O capitão português nem quer acreditar!

Paulo Bento manda Éder, Varela e Pizzi para aquecimento!


46' - Agayev nega o golo a Bruno Alves! Portugal entra como saiu na primeira parte: à procura do golo. Canto de Moutinho para o desvio de cabeça do central português e o guarda-redes do Azerbaijão voa para defender.

Nem Paulo Bento, nem Berti Vogts mexem nas equipas! Voltam para o jogo os mesmos 22 que terminaram a primeira parte.


21:20 - Começa a segunda parte!
Posse de bola para o Azerbaijão.

A Seleção Nacional fez de tudo para sair em vantagem ao intervalo mas os golos parecem não querer aparecer. O Azerbaijão pode dar-se por satisfeito por ver o nulo (ainda) no marcador.

21:04 - Intervalo em Braga!
Portugal e o Azerbaijão vão para o descanso com o nulo no marcador.

45+3'
- Como é possível? Meireles faz o mais difícil e falha o golo de Portugal. Moutinho faz o passe de ruptura para Meireles que vai receber nas costas da defesa mas depois tenta o remate em arco e permite o corte à defesa azeri.

45+2' - Cartão amarelo para Agayev (Azerbaijão)
, por demora na reposição de bola.

45+1'
- Hélder Postiga acerta no ferro outra vez! Jogada individual do avançado que tira dois homens do caminho e dispara tenso contra o poste da baliza azeri.

45' - Vão jogar-se mais 3 minutos!

43'
- Cristiano Ronaldo perto de marcar! Canto batido na direita para a insistência de Bruno Alves de cabeça e Ronaldo só não consegue inaugurar o marcador porque Sadygov tá um toque subtil e desvia do capitão.

42'
- Levin outra vez! Coentrão era o protagonista outra vez e quando tenta oferecer a Postiga num cruzamento, Levin surge de novo pelo meio a afastar.

41'
- Limpa Levin! Coentrão infiltra-se bem no ataque e tenta combinar com um companheiro mas o jogador do Azerbaijão ganha a frente do lance para cortar.

Portugal joga bem mas não consegue materializar em golos uma boa exibição!


36'
- Postiga fica a centímetros do golo! Livre batido por Veloso para um primeiro desvio de Bruno Alves que acaba por deixar Postiga mal colocado para encostar mas o avançado ainda consegue cabecear, rente ao relvado, ao lado da baliza de Agayev.

Portugal baixou o ritmo e a intensidade de jogo nos últimos minutos mas este 0-0 é inimigo da tranquilidade da equipa!


29'
- Veloso resolve! O Azerbaijão responde em contra-ataque e fica com dois homens na frente mas Portugal recupera terreno e fecha os caminhos da baliza com Miguel Veloso a cortar.

Se a amostra até agora foi esta, os 30 mil espetadores que estão em Braga só já esperam que a bola entre em golos monumentais!


23'
- Moutinho atira ao ferro! Outra vez o camisola 8 de Portugal a brilhar. Mais um remate do jogador do FC Porto à baliza azeri mas desta vez acerta na trave. A bola ainda bate num defesa contrário e quase trai o guarda-redes Agayev.

22'
- Agayev outra vez! O marcador podia ter sido inaugurado com um golo monumental de João Moutinho que bate de meia distância com selo de golo mas o guarda-redes do Azerbaijão sacode por cima.

20'
- Meireles manda por cima! Mais uma vez o corredor direito de Portugal a funcionar, agora que Ronaldo está deste lado, e João Pereira a colocar para a passada do reforço do Fenerbahce bater por alto.

Cada vez que Portugal acelera, o Azerbaijão treme! A Seleção Nacional procura inaugurar o marcador e a verdade é que já o merece.


18'
- Postiga acerta na trave! Portugal reclama o primeiro golo do encontro agora em mais uma boa jogada de João Pereira a servir Ronaldo que de primeira oferece a Postiga para a emenda ao ferro.

16'
- Agayev nega um golo fabuloso a Portugal! Grande jogada da Seleção Nacional com João Pereira a combinar na direita com Nani que devolve ao lateral e este remata à entrada da pequena área mas o guarda-redes do Azerbaijão defende.

14'
- Levin cabeceia por cima! Canto batido à esquerda do ataque do Azerbaijão com a bola a ir para o primeiro poste onde estão três jogadores azeris e é Levin que acaba por rematar.

12'
- Grande defesa de Agayev! Remate de Raul Meireles, ainda de fora da área e a responder ao passe de Moutinho na cobrança de um canto, com a bola a ir colocada ao poste da baliza azeri. O guarda-redes adversário foi mais forte!

Há mais velocidade no jogo de Portugal mas a capacidade de raciocínio da equipa ainda não é a ideal!


9'
- Tenta surpreender Shukurov! Livre batido em arco, com a bola pelo ar na tentativa de chapéu a Patrício mas a bola passa acima da trave.

6'
- Cristiano Ronaldo cabeceia por cima! Canto para Portugal marcado por Raul Meireles com a bola a sobrar para Bruno Alves depois de um mau alívio de Sadygov e este a cruzar para a cabeçada do capitão português.

5'
- Postiga domina mal mas ganha o canto! Arrancada de Cristiano Ronaldo pela esquerda com a tentativa de combinar com o avançado mas o domínio sai mal a Postiga.

A Seleção Nacional entra a todo o gás! Portugal apresenta-se agressiva e com vontade de mandar no jogo nos primeiros minutos.


20:15 - Começa o jogo!
Portugal dá o pontapé de saída.

Bruno Alves recebe a placa comemorativa das 50 internacionalizações com a camisola das "quinas"!

20:10 - Aí estão as equipas!
As bancadas do Estádio Axa estão esgotadas e vão entoar "A Portuguesa". Para já o hino do Azerbaijão.

19:30 - Já há equipas iniciais!
Portugal vai a jogo com o mesmo onze que entrou diante do Luxemburgo.

---------------------------------------------------
Equipas:

Portugal:
Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Coentrão; Miguel Veloso, Raul Meireles e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga

Suplentes
Beto, Eduardo, Custódio, Pizzi, Ruben Amorim, Nélson Oliveira, Ricardo Costa, Nuno André Coelho, Rúben Micael, Varela, Miguel Lopes e Éder

Treinador: Paulo Bento

Azerbaijão:
Kamran Agayev; Shukurov, Sadigov, Abishov e Medvedev; Allahverdiyev, Gokdemir, Levin e Huseynov; Ozkara e Amirguliyev

Suplentes
Nazirov, Nabiyev, Elvin Mammadov, Javadov, Chertoganov, Subasic, Aliyev, Guseynov, Nadirov, Hajiyev, Ismailov e Agil Mammadov

Treinador: Berti Vogts

Árbitro: Szymon Marciniak (Polónia)

Estádio: Axa (Braga)