Sinos e campainhas assinalam abertura dos Jogos Olímpicos

| Jogos Olímpicos 2012
Sinos e campainhas assinalam abertura dos Jogos Olímpicos

Milhares de sinos e campainhas soaram esta manhã em Londres, às 08h12, doze horas antes do início da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2012.

A iniciativa do artista Martin Creed, vencedor do prémio Turner, mobilizou milhares de pessoas e instituições como a Marinha, o Exército e a Força Aérea, o Teatro Nacional, o Ministério dos Negócios Estrangeiros ou a Igreja de Inglaterra. Foi mesmo criada uma aplicação para telemóvel que permite ouvir um sino sempre que se abana o aparelho.

Para além dos telemóveis, sinos de igrejas, campainhas de porta e de bicicletas, o Big Ben também se fez ouvir esta manhã.

O relógio que faz parte dos edifícios do Parlamento e por cujos ponteiros o Reino Unido acerta a hora, fez soar badaladas fora dos períodos habituais, pela primeira vez em 60 anos. A última vez que tal tinha acontecido foi em 1952, quando tocou 56 vezes todos os minutos durante o funeral do rei Jorge VI.

(com Sandra Henriques)

A informação mais vista

+ Em Foco

Pela primeira vez desde que assumiu o mandato, o secretário-Geral da ONU fala abertamente à RTP dos principais conflitos globais.

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.