Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

AICEP faz balanço "muito positivo" do `Roadshow` de investimento nos EUA

por Lusa

O presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, fez um balanço "muito positivo" do `roadshow` de investimento nos EUA, o maior realizado pela organização este ano.

"Faço um balanço muito positivo. Tive encontros com investidores, não só financeiros, mas de diversas áreas, e a recetividade foi muito boa", disse Frasquilho à Lusa.

O responsável da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) garantiu que traz consigo "indicações muito boas" quanto a uma série de investimentos.

"São indicações relativas a novos investimentos ou a ampliação de outros já existentes", explicou.

Frasquilho não especificou as áreas em questão, mas confirmou que teve contactos com empresas tecnológicas e agroalimentares e que alguns dos investimentos podem ser anunciados até ao final do ano.

"Tudo somado, estamos a falar de um valor na casa das centenas de milhões de euros", garantiu à Lusa.

Durante 10 dias, o diretor da AICEP teve dezenas de encontros institucionais, reuniões com investidores e ações de promoção com centenas de parceiros.

O `roadshow`, enquadrado no Plano Estratégico no final de 2014, já esteve no Brasil, Japão, Inglaterra, Médio Oriente, China, entre outros, mas o dos EUA, com passagem em Nova Iorque, Dallas, San Antonio, Los Angeles e São Francisco, foi o maior de todos.

Frasquilho admitiu que "Portugal não é muito conhecido entre os investidores norte-americanos" e que, por isso, "há muito trabalho a fazer."

"Quando explicamos o percurso feito nos últimos anos, é visto com bons olhos. Acreditam que Portugal pode ser uma boa porta de entrada para a Europa ou um mercado de expansão das operações que já têm na Europa", explicou.

No início da viagem, Frasquilho lembrou à Lusa que "os Estados Unidos já são o maior parceiro comercial não europeu de Portugal" e que "as exportações estão a crescer acima de 20 por cento ao ano", sendo o país "uma aposta muito forte da AICEP".

O responsável disse acreditar que "este é um momento muito interessante para olhar para Portugal" e que um `roadshow` de investimento semelhante deve acontecer já no início do próximo ano.

"Ainda não esta planeado, mas vai certamente acontecer. [Os Estados Unidos] são o maior promotor mundial de investimento e Portugal tem de estar presente", garante.

Durante a viagem, a AICEP inaugurou ainda uma representação permanente em São Francisco, que se junta ao escritório de Nova Iorque.

Tópicos
pub