AICEP vai reforçar presença na Ásia

por Lusa

Pequim, 01 ago (Lusa) -- A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) tenciona abrir delegações em Timor e Seul ainda este ano e em Mumbai e Cazaquistão até ao final de 2016, anunciou o presidente, Miguel Frasquilho.

"A Ásia continua a ser a zona do mundo com maior dinamismo económico e por isso justifica-se o reforço da nossa presença", disse Miguel Frasquilho à agência Lusa na sexta-feira à noite, quando estava a concluir uma visita de quatro dias à China.

Na Ásia, além das suas três delegações na China (Pequim, Xangai e Macau), a AICEP está representada no Japão, Arábia Saudita, Índia (Nova Deli), Indonésia, Emirados Árabes Unidos, Tailândia e Singapura.

Durante a sua visita à China, o presidente da AICEP encontrou-se com investidores chineses em Xangai e visitou a sede da multinacional Huawei, em Shenzhen, onde um grupo de 12 estudantes portugueses terminou um curso de formação de duas semanas.

"Constatei que temos em Portugal estudantes de excelente nível de qualidade", salientou Miguel Frasquilho.

Os estudantes, oriundos do Instituto Superior Técnico, Universidade de Aveiro e Instituto Politécnico de Leiria, foram os primeiros abrangidos pelo protocolo de cooperação assinado em 2014 entre a AICEP e a Huawei, e que vigora durante cinco anos.

Miguel Frasquilho disse ficado "muito bem impressionado" e "entusiasmado" com os contactos com os investidores chineses.

"Em breve podemos ter boas notícias", afirmou, sem adiantar pormenores.

Quanto à abertura de uma ligação direta entre Portugal e a China, o presidente da AICEP respondeu: "Estamos a avançar. A ideia está cada vez mais perto de se concretizar".

Pelas contas chinesas, nos últimos três anos, as exportações portuguesas para a China mais do que duplicaram, ultrapassando os 1.600 milhões de dólares em 2014.

A China tornou-se também um dos maiores investidores em Portugal, estimando-se em cerca de 10.000 milhões de euros o montante de capital chinês investido na economia portuguesa desde que a China Three Gorges ganhou o concurso para a privatização de 21,35% do capital da EDP, em dezembro de 2011.

"Ao nível do investimento e no plano comercial, as relações económicas entre Portugal e a China nunca foram tão fortes como agora. A China está entre os 10 principais parceiros comerciais de Portugal e tem vindo a subir de ano para ano", disse Miguel Frasquilho.

Segundo também realçou, Portugal e China "têm uma relação baseada na confiança mútua, que é o mais importante que pode existir, e essa relação é para continuar".

Tópicos
pub