Arménio Carlos compara privatização da CP Carga a BPN

por Sandra Henriques

Foto: Antena 1

O secretário-geral da CGTP critica fortemente a intenção de privatização da CP Carga.

Em entrevista ao jornalista da Antena 1 Nuno Rodrigues, Arménio Carlos afirma que se trata de um “negócio vergonhoso” e um “atentado ao património público”.

O líder sindical defende mesmo que é um novo caso BPN, só que no setor dos transportes: “O Estado paga mais para vender as empresas do que vai receber daqueles que as querem comprar”.

Arménio Carlos considera que desde a entrada da troika o país só está melhor para os grupos económicos e financeiros e para os gestores. “Para a esmagadora maioria dos trabalhadores está pior”, sublinha.

O sindicalista lembra que a maior parte dos trabalhadores e dos pensionistas recebe menos do que há dez anos, para além de se ter verificado uma mudança da legislação laboral que leva a “um desequilíbrio muito grande”.“Histórias para meninos”Quanto à eventual devolução da sobretaxa do IRS em 2016, Arménio Carlos refere que se trata apenas de uma “forma de contar histórias a meninos em véspera de eleições”.

Segundo o dirigente da central sindical, o país precisa de uma revogação da sobretaxa do IRS, do alargamento dos escalões do IRS e do alargamento das deduções à coleta.

O líder da CGTP avança ainda o calendário reivindicativo para 2016, que inclui as propostas de aumentos salariais não inferiores a 3 por cento e de subida do salário mínimo para os 600 euros.

pub