Associação quer saber valor económico da música independente portuguesa

por Lusa

Lisbo, 06 out (Lusa) - A Associação de Músicos, Artistas e Editoras Independentes (AMAEI) vai fazer um levantamento estatístico para saber qual o valor económico da música independente portuguesa no panorama nacional, disse à agência Lusa Nuno Saraiva, da direção.

"Como objetivo da profissionalização do setor é muito importante saber o seu peso económico e isso não é linear só com os dados que temos dos associados", explicou.

O levantamento de informações será feito até ao final do ano, junto das pequenas editoras discográficas e de artistas que editam os seus discos, sejam ou não associados da AMEI.

Nuno Saraiva estima que o mercado da música independente represente entre 20 a 35 por cento do volume total de vendas de música em Portugal. Com este levantamento, o responsável acredita que será possível também fazer uma cobrança mais eficaz de direitos conexos para os autores.

Entre os dados estatísticos que serão compilados estão, por exemplo, o número de edições discográficas em diferentes formatos (vinil, CD, cassete), o número de vendas digitais e audições em "streaming", as vendas de produtos associados ou as vendas por correio.

A AMEI foi fundada em 2012 para representar o universo das pequenas editoras discográficas e todos os artistas que editam a sua própria música. Atualmente tem mais de trinta associados, entre os quais as editoras Rastilho Records, Blim Records e a Indiefada, criada pelos GNR, assim como Old Jerusalem e Weatherman.

Parte do trabalho da associação tem sido mais virado para o mercado externo, com a participação em feiras do setor, como modo de internacionalização dos artistas associados.

Tópicos
pub