Atividade industrial chinesa estabiliza em setembro e serviços crescem

por Lusa

A atividade industrial chinesa estabilizou em setembro com uma moderada expansão, enquanto a dos serviços acelerou o ritmo de crescimento, segundo dados dos respetivos índices divulgados hoje.

O Purchasing Managers Index (PMI) manteve-se em 50,4%, em setembro, sem qualquer alteração em relação a agosto, e atingiu pelo segundo mês consecutivo um valor superior a 50, detalham os dados do Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE) chinês.

Quando se encontra acima dos 50 pontos, o PMI sugere uma expansão do setor, pelo que abaixo dessa barreira pressupõe uma contração de atividade. O índice é tido como um importante indicador mensal do desenvolvimento da segunda maior economia do mundo.

Nos serviços, o índice situou-se em setembro em 53,7 pontos, duas décimas mais que em agosto, ainda que abaixo dos 53,9 de julho, mantendo a tendência de expansão dos últimos meses.

A indústria chinesa encerrou assim em terreno positivo um trimestre que começou com uma queda em julho após quatro meses em situação positiva, que os analistas atribuíram às inundações sofridas pelo país no início do verão, as quais afetaram os transportes.

Em agosto, os dados já apontavam uma melhoria da atividade industrial e essa tendência foi consolidada no mês passado.

pub