Audição de presidente da Caixa já teve o "mérito" de tranquilizar portugueses

por Lusa

Lisboa, 27 jul (Lusa) - O PSD disse hoje que a audição do ainda presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) na comissão de inquérito sobre o banco já teve o "primeiro grande mérito" de "tranquilizar" os portugueses nestes "tempos conturbados" para a entidade.

O coordenador social-democrata na comissão, Hugo Soares, foi o primeiro a inquirir o presidente da Caixa, José de Matos, depois da exposição inicial do gestor, e o deputado do PSD começou por sublinhar a mensagem de tranquilidade "depois dos tempos conturbados que, pelo menos na praça pública, a maior instituição portuguesa" do setor bancário "tem vivido".

"Este é o primeiro grande mérito da audição", vincou Hugo Soares, que falou depois de, por exemplo, José de Matos ter assegurado que não houve fugas de depósitos nas últimas semanas.

As audições da comissão parlamentar de inquérito à CGD arrancam hoje com a audição do presidente do banco público.

Depois de escutado José de Matos, os deputados ouvem, na quinta-feira à tarde, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e, na sexta-feira à tarde o ministro das Finanças, Mário Centeno.

A comissão parlamentar de inquérito à Caixa, imposta potestativamente por PSD e CDS-PP, tomou posse a 05 de julho na Assembleia da República, sendo presidida pelo social-democrata José Matos Correia.

O presidente da comissão referiu hoje que há questões a nível de sigilo bancário e de supervisão que têm de ser melhor definidas pelos coordenadores do partido, pelo que na quinta-feira haverá da parte da manhã uma reunião à porta fechada dedicada ao tema.

A comissão de inquérito vai debruçar-se sobre a gestão do banco público desde o ano 2000 e abordará o processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, atualmente em negociação com Bruxelas.

pub