Aumento "fortíssimo" do ISP tem que ser complementado com medidas de apoio às empresas

por Lusa

Lisboa, 05 fev (Lusa) - O presidente da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Passageiros (Antrop), Luís Cabaço Martins, considera que o aumento do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) é "fortíssimo", esperando que o Governo lance medidas de apoio às empresas e às famílias.

"Basicamente o que ressalta é o agravamento fortíssimo do ISP, que deverá dissuadir o transporte individual, que poderá levar a um equilíbrio dos sistemas de transporte", disse Cabaço Martins, referindo que a Antrop aguarda a concretização de medidas de apoio às empresas, que inclusive a associação já apresentou a este Executivo.

O Governo admitiu hoje atribuir a empresas do setor dos transportes benefícios fiscais que compensem de algum modo os encargos que terão de suportar devido ao aumento em seis cêntimos por litro de gasolina e de gasóleo.

Esta informação foi hoje avançada em conferência de imprensa pelo Ministro das Finanças, Mário Centeno, e explicada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, que afirmou que a proposta do Orçamento do Estado hoje entregue no Parlamento prevê uma autorização legislativa precisamente nesse sentido.

"É preciso tempo para afinar pormenores do regime de benefício fiscal que compense os agentes económicos pelo aumento no imposto sobre os combustíveis, mas que também não se torne excessivamente oneroso para o erário público", afirmou Fernando Rocha Andrade, aos jornalistas.

Em declarações à Lusa, o responsável da Antrop disse acreditar que o Governo avançará com medidas também de apoio às famílias, como o alargamento do tarifário social aos estudantes com idade inferior a 25 anos, que foi restringido pelo Governo liderado por Passos Coelho.

Tópicos
pub