Autarca de Gaia prevê investimento "faseado" de 20ME na zona ribeirinha

por Lusa

O presidente da câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, disse hoje ter expectativa de ver investidos cerca de 20 milhões de euros, fruto de investimento desta autarquia e de fundos comunitários, na requalificação da zona ribeirinha do concelho.

Atualmente a autarquia de Gaia, distrito do Porto, tem no terreno intervenções na zona do Areinho de Oliveira do Douro com a construção do passadiço de ligação ao futuro Museu das Pontes em Quebrantões e na Escarpa para reposição de vegetação, mas Eduardo Vítor Rodrigues quer prolongar os projetos aos 16 quilómetros de zona ribeirinha.

Este tema surgiu quando o autarca, num almoço que hoje decorreu em Vila Nova de Gaia, a convite da autarquia e que juntou cerca de duas dezenas de empresários, considerou, enquanto se referia a prioridades e projetos para o concelho, que a "orla marítima está praticamente consolidada", estando "na hora de olhar para o enorme potencial do rio".

Já à margem do evento, em declarações à agência Lusa, Eduardo Vítor Rodrigues explicou que os investimentos previstos têm "sempre em conta a preservação ambiental do que existe" com vista a criar "o grande pulmão verde da zona central da Área Metropolitana do Porto".

Questionado sobre prazos e valores, o autarca estimou que o investimento venha a ser superior a 20 milhões de euros, mas sublinhou que se trata de projetos a colocar no terreno de forma "faseada", ou seja "por etapas", vendo o atual ciclo de apoios comunitários, o Portugal 2020, como "possível horizonte temporal".

"Mas nós vamos tentar apressar o mais possível porque é uma urgência para um território que tem um potencial enorme. Nesta fase, quer na Escarpa quer em Oliveira do Douro estamos a recorrer a fundos próprios mas o quadro comunitário tem dinheiro disponível, portanto vamos bater-lhe à porta", referiu.

 

Tópicos
pub