Banco Central são-tomense encerra segundo maior banco comercial do país

por Lusa

São Tomé, 29 jul (Lusa) - A governadora do Banco Central de São Tomé e Príncipe (BCSTP), Maria do Carmo Silveira, anunciou hoje o encerramento do segundo maior banco comercial do país, o Banco Equador, de capital angolano.

"Os indicadores do banco revelam uma deterioração contínua da sua situação financeira e patrimonial, os fundos próprios encontram-se negativos, os resultados de exploração também foram-se deteriorando, face aos elevados custos de exploração", disse Maria do Carmo Silveira em declarações à agência Lusa e televisão pública são-tomense (TVS).

A operar no mercado financeiro são-tomense desde 2003, o Banco Equador "vem conhecendo dificuldades crescentes", que obrigou, segundo Maria do Carmo Silveira a adoção de medidas com vista a corrigir a situação.

"A falta de liquidez foi-se agravando ao longo dos anos, tendo atingido níveis inaceitáveis, o valor dos passivos é largamente superior aos dos ativos, portanto o banco está insolvente e por esta razão não pode continuar a operar no mercado", acrescentou a governadora do Banco Central são-tomense.

"Estando esgotados todos os mecanismos, instrumentos legais e normativos para a recuperação da referida situação o Banco Central decidiu cancelar a sua licença de funcionamento e requerer ao tribunal a declaração de falência do Banco Equador", explicou.

A governadora diz que "estão em preparação um conjunto de medidas com vista a salvaguardar os depositantes", tendo sido criado um gabinete de atendimento aos clientes.

pub