Banco de Inovação social apoiou em três anos 51 projetos de emprego

por Lusa

O Banco de Inovação social (BIS) apoiou em três anos 51 projetos para a criação de emprego próprio e negócios sociais, dos quais 30 já foram concluídos, segundo dados da Santa casa da Misericórdia de Lisboa avançados à Lusa.

O Programa de Empreendedorismo Social do BIS recebeu 764 candidaturas na edição 2013/2014, tendo sido selecionados e apoiados 30 projetos, dos quais 17 concluíram o programa.

Ao Programa de Apoio a Empresas Sociais (edição 2014/2015) concorreram 349 projetos, tendo sido selecionados e apoiados 21, dos quais 13 projetos terminaram o programa, adiantam os dados da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

A SCML e uma rede de 25 parceiros lançaram a 30 de abril de 2013 o BIS, uma plataforma que apoia projetos de criação de negócios próprios apresentados por desempregados, pessoas em situação precária ou à procura do primeiro emprego, mas também negócios sociais.

Mais tarde, o projeto alargou-se ao Porto, com a criação da Plataforma Operacional do BIS no Porto, constituída por 14 entidades, e, em 2015, estabeleceu novos acordos de parceria com as câmaras municipais do Cadaval, Alenquer e Arruda dos Vinhos.

Para apoiar o desenvolvimento dos vários programas, o BIS conta com uma "bolsa de tutores" que, no final de 2015, era constituída por 79 pessoas que colaboram no projeto de "forma livre, desinteressada, não remunerada e responsável".

Os dados da Santa Casa, divulgados à Lusa a propósito dos três anos de atividade do BIS, referem que, entre 01 de junho de 2013 e 31 de dezembro de 2015, foram candidatos a tutores 264 pessoas.

Na sequência da candidatura apresentada pela SCML ao Programa Progress da Comissão Europeia, sete parceiros do BIS associaram-se ao Projeto United at Work, tendo participado "na capacitação dos empreendedores e atividades de apoio ao desenvolvimento dos projetos de negócios (42 projetos criados e 19 projetos finalistas", adianta a Misericórdia de Lisboa.

Em 2013, o BIS integrou também a iniciativa INOVA, criada no âmbito do Programa Estratégico +I+E, de promoção do desenvolvimento de competências empreendedoras em meio escolar através da capacitação de professores e da organização de um concurso de ideias.

Concorreram a esta iniciativa, na edição de 2013/2014, 245 projetos, tendo sido selecionados para a final nacional 26 projetos.

Na edição seguinte (2014/2015), o número de candidaturas subiu para 374, tendo sido selecionados para a final nacional 28 projetos.

Os desafios do BIS para o futuro passam pelo reforço da "cooperação entre os parceiros, através do desenvolvimento de novos projetos em conjunto" e por "facilitar a entrada de novos parceiros" no projeto, sobretudo no domínio das empresas privadas.

Outros objetivos passam por "consolidar a intervenção" do BIS no apoio ao empreendedorismo de valor social, continuar a desenvolver o projeto de constituição de um fundo de investimento social, contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas inovadoras e promotoras da participação dos cidadãos.

O BIS pretende também expandir a sua influência no território através de novas plataformas territoriais, avança a Misericórdia de Lisboa.

 

Tópicos
pub