Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Banco de Portugal convida Lone Star para falar sobre Novo Banco

por RTP
O Novo Banco foi criado em agosto de 2014, na sequência da resolução do Banco Espírito Santo (BES) Rafael Marchante, Reuters

Esperava-se ainda para esta quarta-feira que o banco central desse uma indicação mais precisa sobre a venda do Novo Banco. As apostas estavam na entrega ao fundo americano Lone Star, o que se confirmou com um comunicado colocado ao final da noite no site do Banco de Portugal.

De acordo com as últimas indicações do regulador, sem que coloque de parte os outros interessados, o Banco de Portugal aponta neste momento os americanos da Lone Star como o concorrente mais bem colocado para o negócio do Novo Banco.

“O Banco de Portugal, no cumprimento do seu mandato relativamente ao processo de venda do Novo Banco, concluiu com base nos elementos disponíveis nesta data que o potencial investidor Lone Star é a entidade mais bem colocada para finalizar com sucesso o processo negocial tendente à aquisição das ações do Novo Banco e decidiu convidá-lo para um aprofundamento das negociações”, pode ler-se no comunicado.
"A estabilidade do sistema financeiro e o reforço da confiança no futuro do Novo Banco são objetivos do processo de venda que o Banco de Portugal está a conduzir"

Banco de Portugal

O regulador não exclui no entanto, de forma definitiva os restantes interessados no Novo Banco, explicando que “esta nova fase de negociações com o potencial investidor Lone Star não exclui a melhoria das propostas dos restantes potenciais investidores que entregaram propostas... e que já mostraram disponibilidade para o fazer”.

Outras propostas que vêm sendo faladas são as de outros dois fundos, o chinês China Minsheng e o Apollo Centerbridge, americano, e que pode contar com o grupo português Violas Ferreira.

Mas, para já, acrescenta o comunicado, “a proposta do potencial investidor Lone Star é a que mais assegura estes objetivos [estabilidade do sistema financeiro e reforço da confiança no futuro do Novo Banco], mas apresenta condicionantes, nomeadamente um potencial impacto nas contas públicas”.
Um processo que se arrasta
O Novo Banco foi criado em agosto de 2014, na sequência da resolução do Banco Espírito Santo (BES).

A 3 de agosto de 2014, o Banco de Portugal tomou o controlo do Banco Espírito Santo (BES) - depois de a instituição ter apresentado prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros - e anunciou a separação da instituição em duas entidades distintas.

No chamado 'banco mau' ('bad bank'), um veículo que mantém o nome BES, ficaram concentrados os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas.

No 'banco bom', o banco de transição designado de Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados não problemáticos.

Em dezembro de 2015 foram prolongadas as garantias estatais ao Novo Banco e a data limite para a sua venda foi estendida, por acordo com a Comissão Europeia, até agosto de 2017.

A instituição financeira está em processo de venda. Entre os concorrentes estão os fundos chinês China Minsheng e norte-americanos Lone Star e Apollo.


c/ Lusa
pub