BCE e Banco de Portugal deram luz verde à recapitalização da Caixa

por RTP
Rafael Marchante, Reuters

A Caixa Geral de Depósitos vai continuar com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de o Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal lhe terem dado a necessária autorização nesse sentido.

Segundo comunicado hoje enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pela Caixa Geral de Depósitos, esta "informa ter sido autorizada pelo Banco Central Europeu e pelo Banco de Portugal a prosseguir com as operações societárias que integram a primeira fase do processo de recapitalização".

A CGD está numa fase de mudança de gestão, tendo sido colocadas dúvidas sobre a continuidade do aumento de capital já acordado com as instituições europeias e que ascenderá a cerca de 5.000 milhões de euros.

António Domingues, que em 27 de novembro apresentou a sua renúncia da presidência da CGD, ficará no cargo até final do ano. Paulo Macedo, antigo ministro da Saúde do governo PSD/CDS, suceder-lhe-á na liderança da Caixa.

O comunicado da Caixa confirma ainda que a injeção de dinheiro público no banco até 2.700 milhões de euros e a emissão de dívida junto de investidores privados, no valor de 500 milhões de euros, ocorrerão já depois de estarem fechadas as contas da Caixa até 31 de dezembro. Esta fase do aumento de capital apenas acontecerá, portanto, em 2017.

(c/ Lusa)
pub