BCP registou resultado negativo de 197,3 milhões de euros no primeiro semestre

por RTP

O BCP registou prejuízos de pouco mais de 197 milhões de euros no primeiro semestre do ano. Nos primeiros seis meses do ano passado, o BCP tinha alcançado um lucro de 240,7 milhões de euros.

O banco justifica estes resultados com eventos não habituais e que não se vão repetir.

Se não fossem esses acontecimentos extraordinários, o BCP tinha atingido um lucro de 56 milhões de euro até junho deste ano.

Entretanto, o presidente do BCP fez saber que o banco passou nos testes de 'stress' do Banco Central Europeu (BCE) no cenário mais adverso, ao contrário do que tinha acontecido em 2014.

"Os resultados comprovam a evolução favorável do BCP, (...) confirmam o trabalho muito forte, muito exigente que está a ser conseguido por todos os que estão a colaborar com o banco", afirmou Nuno Amado em conferência de imprensa.

O BCP indicou que nos resultados dos testes de resistência, que avaliam a resistência do banco perante uma degradação económica e financeira, ficou com um rácio de 7%, acima do valor de referência de 5,5% que cada banco precisava de ter.

Nos últimos testes de 'stress' gerais à banca europeia, em 2014, o BCP chumbou ao serem identificadas necessidades de capital no cenário mais adverso.
pub