BPI aumenta lucros em 21,2% até setembro para 182,9 ME

por Antena 1

Foto: António Cotrim - Lusa

O BPI registou lucros de 182,9 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, mais 21,2% do que no mesmo período do ano passado, divulgou quarta-feira o banco em comunicado ao mercado.

Segundo a informação, para o lucro líquido consolidado entre janeiro e setembro contribuiu sobretudo a atividade internacional com 125,4 milhões de euros, mais 13,3 milhões do que no período homólogo de 2015, tendo a atividade doméstica contribuído com 57,5 milhões de euros, neste caso mais 18,6 milhões do que até setembro de 2015.

BPI vai convocar assembleia-geral para aprovar venda de 2% do BFA à Unitel

O Conselho de Administração do Banco BPI vai solicitar ao presidente da Mesa da Assembleia Geral o agendamento de uma reunião magna de acionistas para avançar com a venda de 2% do Banco de Fomento Angola (BFA) à Unitel.

A informação consta de um comunicado hoje enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que dá ainda conta da intenção de ser debatido "um conjunto de ajustamentos estatutários respeitantes à designação e âmbito de atuação das comissões do Conselho de Administração".

Além disso, o encontro de acionistas vai também deliberar sobre a ratificação de uma série de cooptações de administradores da entidade financeira.

Para fazer face às saídas de António Domingues - que passou a liderar a Caixa Geral de Depósitos (CGD) desde o final de agosto - e de Edgar Alves Ferreira, a administração sugere a cooptação de Gonzalo Rotaeche e Pablo Calderón.

De resto, o banco revelou que houve outros dois administradores que renunciaram aos seus cargos: Isidro Casas e Marcelino Vidal.

Banco BPI deverá fechar o ano com menos 384 trabalhadores


O BPI deverá fechar este ano com menos 384 trabalhadores do que tinha no fim de 2015, uma vez que às 142 pessoas que já saíram até setembro se vão somar as saídas estimadas de mais 242 até 31 de dezembro.

Segundo a informação hoje avançada pelo BPI na apresentação das contas até setembro, nos primeiros nove meses deste ano saíram 142 trabalhadores em Portugal, tendo o banco chegado ao final de setembro com 5.757 funcionários na operação doméstica.

No entanto, disse em conferência de imprensa o presidente executivo do BPI, Fernando Ulrich, que até final do ano será acelerada a saída de pessoal, estimando o fim de 242 contratos de trabalho.

"Daqui até ao fim de 2016 ainda vai aumentar a redução do número de colaboradores, que a parte principal é de reformas antecipadas cujos custos já estão refletidos [nas contas até setembro] mas cuja saídas só se vão materializar agora, muitos deles já em outubro", afirmou Ulrich.

Quanto à rede de distribuição, no final de setembro, o BPI tinha 545 balcões em Portugal, o que significa menos 243 face aos 788 que detinha no final de 2015.

O emagrecimento de estruturas tem sido comum aos principais bancos que operam em Portugal, numa tentativa de melhorarem os seus resultados.

(C/Lusa)



pub