CaixaBank com lucros de 970 milhões nos primeiros nove meses, menos 2,6%

por Lusa

O espanhol CaixaBank, maior acionista do português BPI, teve lucros de 970 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2016, menos 2,6% face ao período homólogo, incluindo impactos extraordinários associados à integração do Barclays em 2015.

Segundo "informação relevante" prestada hoje pelo banco catalão à CNMV (Comissão Nacional do Mercado de Valores espanhola), o resultado antes de impostos foi de 1.314 milhões de euros, um aumento de 45,2% do que no mesmo período do ano passado.

O lucro do negócio de banca e seguros, sem contar com a atividade imobiliária e participadas, foi de 1.374 milhões de euros.

As receitas das empresas participadas alcançaram os cerca de 550 milhões de euros, menos 10,5%.

A margem bruta foi de 5.939 milhões, uma redução de 6,6%, explicada pela diminuição da receita da carteira de participadas, a baixa das taxas de juro, a volatilidade dos mercados e impactos singulares, assim como o bom comportamento das receitas dos contratos de seguros.

O relatório do CaixaBank também sublinha a redução em 2,2% das despesas administrativas e amortizações recorrentes, depois do esforço feito para racionalizar e conter os custos.

Por outro lado, a margem de exploração cresceu 2,7%, até 2.821 milhões de euros, e houve uma redução "significativa" de 33,3% das perdas por deterioração de ativos financeiros e outras provisões, depois de se verificar menores dotações por insolvências.

Tópicos
pub