Calçado chinês cai 5% no ano em que a Ásia tem 8 dos 10 maiores fabricantes do mundo

por Lusa

A produção de calçado na China, em 2015, caiu 5% face a 2014, de acordo com o anuário do setor hoje apresentado, que revela que os produtores asiáticos ocupam agora oito dos 10 primeiros lugares no `ranking`.

De acordo com o World Footwear Yearbook para 2015, compilado pela Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS) e apresentado na GDS, na Alemanha, a produção mundial do setor recuou para 23 mil milhões de pares de calçado.

"Surpreendente revelou-se o facto de a China perder peso relativo (queda da produção de 5% em 2015) para outros [protagonistas], nomeadamente asiáticos. O peso da China é, mesmo, o mais baixo dos últimos cinco anos, um sinal dos tempos, que parece indiciar um novo quadro competitivo à escala internacional", realçou a APICCAPS no comunicado que acompanha o anuário.

Segundo o diretor executivo da associação, João Maia, para além da quebra de 0,4% na produção global, a outra conclusão a salientar é o facto "de a China já não estar a crescer".

"Percebemos agora que é muito provável que a China tenha atingido um pico em 2013 e que [tenha entrado] em quebra. A quota da China na produção mundial hoje está em níveis de 2010", afirmou João Maia à Lusa acerca do país que, apesar da quebra, detém 59,1% de quota de mercado mundial.

No entanto, a APICCAPS sublinhou que, "em valor, a realidade é distinta e [a Ásia] ascende, nesta altura, a apenas 64% do total", ou seja, "em valor, oito dos 15 principais [protagonistas] mundiais são europeus, numa prova de que a Europa prevalece na liderança da comercialização de calçado".

No anuário é possível ler que houve "reforços de posição" de países como a Índia, o Vietname e a Indonésia, respetivamente 2.º, 3.º e 4.º lugar na lista de maiores produtores.

"Não há agora qualquer país europeu na lista dos 10 maiores fabricantes de calçado porque a Tailândia substituiu a Itália no fundo da tabela", refere aquele documento, lembrando que os dois únicos países não-asiáticos na lista são o Brasil e o México, num setor no qual o continente asiático representou, em 2015, 86,8% da produção total.

A China é, adicionalmente, o maior consumidor de calçado do mundo, comprando perto de um em cada cinco pares de sapatos vendidos a nível global (18,4%).

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