Câmara de Castelo Branco lança dois programas de requalificação urbana

por Lusa

Castelo Branco, 06 jan (Lusa) - A Câmara de Castelo Branco lançou dois programas no âmbito da requalificação urbana, um para a realização de pequenas obras e destinado a pessoas carenciadas e outro que visa apoiar a reabilitação de casas antigas.

"Trata-se de dois programas que introduzimos este ano no âmbito da reablitação urbana e cujos regulamentos estão a ser preparados, sendo que têm uma dotação orçamental de 300 mil euros. Contudo, caso a procura o justifique, essa dotação pode vir a ser reforçada", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.

O autarca explicou que o programa "Habitar Castelo Branco Solidário" tem como objetivo apoiar a realização de pequenas obras de conservação e de beneficiação até um montante máximo de 10 mil euros.

Este inclui reparação ou substituição de coberturas e de pavimentos, construção ou reabilitação de instalações sanitárias, reparação ou substituição de redes de infraestruturas, pinturas e reabilitação das fachadas.

"Trata-se de um programa de cariz social e de apoio às famílias mais carenciadas que não conseguem garantir as necessárias condições de salubridade nos imóveis ou frações que habitam", frisou.

Já o Programa Municipal de Apoio à Realização de Obras em Habitações Degradadas tem como objetivo apoiar a reabilitação de casas com 30 ou mais anos.

"Queremos combater a existência de casas degradadas, independentemente da zona em que estas se localizam", sustentou o presidente do município.

pub