Centro recusa exclusão em revista alegadamente financiada pelo Turismo de Portugal

| Economia

A Turismo do Centro criticou hoje o Turismo de Portugal por ter alegadamente financiado a publicação numa revista internacional de um suplemento dedicado ao setor no país e no qual a região Centro não figura.

"Não aceito esta discriminação e alguém vai ter de explicar", disse à agência Lusa o Presidente da Entidade Regional do Centro, Pedro Machado, que na quarta-feira enviou uma carta ao presidente deste instituto público, João Cotrim Figueiredo, a pedir esclarecimentos.

A revista "Monocle" lançou um suplemento sobre o turismo em Portugal, intitulado "Portugal: A Monocle Travel Guide", que foi "pago pelo Turismo de Portugal e que este irá financiar em cerca de 190 mil euros a conferência Quality Live", que aquela revista vai organizar em abril de 2015, em Lisboa.

Embora louve o trabalho publicado, a Turismo do Centro, "independentemente do valor da peça jornalística do referido suplemento, não pôde deixar de reparar, com elevada estranheza, dúvida e indignação, a ausência do tratamento e referência" a uma região que reúne 100 municípios e sete sub-regiões.

O Centro é "uma das regiões portuguesas de maior riqueza e diversidade", sendo ainda "a mais extensa em termos de território", afirma Pedro Machado em comunicado.

As sub-regiões de Castelo Branco, Coimbra, Leiria/Fátima/Tomar, Oeste, Ria de Aveiro, Serra da Estrela e Viseu/Dão Lafões, "só por si, justificam plenamente (e pelo menos) um tratamento igualitário às restantes regiões de turismo, aí retratadas".

O presidente da Entidade Regional de Turismo salienta, designadamente, "uma enorme riqueza natural, cultural e paisagística, recursos patrimoniais edificados (e outros) qualificados pela UNESCO como Património da Humanidade, algumas das melhores e mais reconhecidas zonas costeiras do país e o maior local de culto religioso do país", o santuário de Fátima.

"A estranheza aumenta quando, por exemplo, na secção do referido suplemento `Where to go - Coastal Surf Towns`, encontramos referenciadas praias como Moledo e Comporta e se negligenciam praias como a Nazaré ou Peniche, reconhecidas nacional e internacionalmente como dos melhores sítios" para a prática de surf em Portugal.

A entidade liderada por Pedro Machado exige saber "quais os critérios do Turismo de Portugal para a escolha dos conteúdos deste suplemento", tendo em conta que "se negligenciou, totalmente, a Região de Turismo do Centro", enquanto as restantes congéneres do Continente figuram na publicação.

"Será que o Turismo de Portugal não considera o Centro como parte do país? Será que não o considera, bem como aos seus 100 municípios, dignos de serem tratados de forma igualitária, relativamente às restantes regiões de turismo?", pergunta.

A Lusa tentou obter uma reação do Turismo de Portugal, o que não foi ainda possível.

Tópicos:

Moledo, Nazaré, To Oeste Ria Aveiro Serra Estrela,

A informação mais vista

+ Em Foco

Um novo livro retoma o pensamento de Agostinho da Silva. O repórter da Antena 1 Mário Galego foi ao lançamento.

Samantha Power, ex-embaixadora de Barack Obama nas Nações Unidas, concedeu uma entrevista à RTP.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.