China substitui três ministros, incluindo o das Finanças

por Lusa

Pequim, 07 nov (Lusa) - O órgão máximo legislativo da China aprovou hoje uma remodelação do Governo que substitui três ministros, incluindo o das Finanças, noticiou a agência oficial chinesa Xinhua.

Lou Jiwei, 65 anos, era ministro das Finanças desde março de 2013 e a Assembleia Nacional Popular apontou como seu sucessor Xiao Jie, de 59 anos e vice-secretário-geral do Conselho de Estado da China, informou a Xinhua, sem avançar com mais detalhes.

Xiao, natural da província de Liaoning, no nordeste do país, trabalhou durante quase 20 anos no Ministério das Finanças e ocupou o cargo de diretor da Administração Estatal Tributária desde 2007.

Lou, que faz parte do Conselho de Administração do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas, tem sido um dos principiais interlocutores sobre a economia chinesa, a segunda maior do mundo.

No mês passado, Lou advertiu para a ascensão de políticos populistas, com posições contra o livre comércio e a globalização, afirmando que estão a colocar a economia mundial em perigo.

"Esta tendência de profundo populismo contra a globalização inspirou `slogans` de campanhas de políticos que procuram conquistar o apoio e votos dos eleitores. Isto trouxe-nos até à incerteza", afirmou, em Washington, no encontro anual dos ministros da Finanças dos países do G20.

"Precisamos de reconhecer os riscos políticos nas campanhas eleitorais em alguns países e economias grandes", acrescentou, no que a imprensa norte-americana considerou ser uma referência ao candidato republicano nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, Donald Trump, que se realizam na terça-feira.

A China anunciou hoje também a substituição do ministro da Segurança, que controla os tribunais, polícia e a polícia secreta do país, Geng Huichang, por Chen Wenqing, de 56 anos, que era responsável pelo órgão máximo de disciplina do Partido Comunista Chinês.

Li Liguo foi substituído por Huang Shuxian como ministro dos Assuntos Civis.

Tópicos
pub