Cohort anuncia compra de 56,8% da tecnológica EID e negoceia mais 23% com Estado português

por Lusa

Lisboa, 28 jun (Lusa) - A empresa britânica Cohort anunciou hoje a compra de 56,89 % da tecnológica portuguesa EID por 10,7 milhões de euros e que pretende adquirir mais 23%, ficando o Estado português com uma participação de 20%.

Num comunicado divulgado pelo RNS London Stock Exchange, organismo de regulação e informação financeira da bolsa de Londres, a Cohort anunciou que completou o processo de compra de 56,89 por cento da EID (Empresa de Investigação e Desenvolvimento de Eletrónica, S.A).

Os 56,89 por cento agora detidos pela Cohort correspondem à parte detida pelos privados EFACEC, Rohde & Schwartz e cuja venda estava a ser negociada desde agosto do ano passado.

No mesmo comunicado, a Cohort, que propôs inicialmente a compra de 100 por cento do capital da empresa, anunciou agora que pretende adquirir cerca de metade da participação detida pelo Estado português, para ficar com 80 % do total da EID.

Atualmente, o Estado português detém 43% da EID, 38,57% através da EMPORDEF (Empresa portuguesa de Defesa, `holding´ que gere as participações públicas na área da Defesa) e 4,52% do IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação).

O objetivo da Cohort é atingir os 80 por cento do capital da tecnológica portuguesa "a um custo total de 15 milhões de euros", sendo que o calendário para a operação está dependente "das necessárias autorizações por parte do Governo português".

"Como parte deste processo, concordámos em negociar determinados direitos de forma a assegurar a participação e interesses do Estado português", refere o comunicado.

No relatório de atividades, disponível no `site´ da empresa, a Cohort afirma que pretende adquirir mais 23% da EID até 31 de outubro o que, a confirmar-se, deixa o Estado português com uma participação de 20 por cento.

O acordo que está a ser negociado, adianta a Cohort, permite assegurar "alguma proteção aos interesses estratégicos" de Portugal ao mesmo tempo que permite a liderança da Cohort na gestão diária da tecnológica portuguesa.

Contactado pela Lusa, fonte oficial do ministério da Defesa confirmou as negociações em curso com a Cohort, incluindo a intenção de "salvaguardar os interesses estratégicos" do Estado na EID.

Em janeiro, o ministro da Defesa, José Alberto Azeredo Lopes revelou no parlamento a intenção de manter uma participação pública na EID, cuja venda tinha sido negociada com o anterior governo.

A EID é uma empresa portuguesa de alta tecnologia, especializada em comunicações navais, comunicações táticas e sistemas de informação, e atua no mercado da Defesa em geral, empregando cerca de 140 trabalhadores.

Tópicos
pub