Comércio de eletricidade e gás dirigido por João Paulo Girbal

| Economia
Comércio de eletricidade e gás dirigido por João Paulo Girbal

Foto: Regis Duvignau - Reuters

O Governo escolheu João Paulo Girbal para a criação de uma plataforma independente que vai gerir as mudanças de comercializador de eletricidade e de gás natural.

Até agora tem sido a EDP Distribuição a tratar dos processos no caso da eletricidade e a REN Gasodutos no caso do gás a gerir esse mercado.

A mudança é reclamada há muito tempo pelos comercializadores e pelo próprio regulador da energia, como conta a jornalista Marina de Castro.

A medida está agora prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2017 e será votada esta sexta-feira no Parlamento.

Licenciado em engenharia eletrotécnica e de telecomunicações pelo Instituto Superior Técnico, João Paulo Girbal tem 25 anos de carreira em várias multinacionais do sector das tecnologias de informação e comunicação, entre as quais a Microsoft, onde em Portugal foi diretor-geral, no período de 2001 a 2006.

A informação mais vista

+ Em Foco

Na Grande Entrevista da RTP, o ministro João Matos Fernandes lamentou que os problemas ambientais sejam muitas vezes menorizados.

Foi considerado o “pior dia do ano” em termos de fogos florestais, com a Proteção Civil a registar 443 ocorrências. Morreram 45 pessoas. Perto de 70 ficaram feridas. Passou um mês desde o 15 de outubro.

    Todos os anos as praias portuguesas são utilizadas por milhões de pessoas de diferentes nacionalidades e a relação ambiental com estes espaços não é a mais correta.

      Uma caricatura do mundo em que vivemos.