Comércio de eletricidade e gás dirigido por João Paulo Girbal

| Economia
Comércio de eletricidade e gás dirigido por João Paulo Girbal

Foto: Regis Duvignau - Reuters

O Governo escolheu João Paulo Girbal para a criação de uma plataforma independente que vai gerir as mudanças de comercializador de eletricidade e de gás natural.

Até agora tem sido a EDP Distribuição a tratar dos processos no caso da eletricidade e a REN Gasodutos no caso do gás a gerir esse mercado.

A mudança é reclamada há muito tempo pelos comercializadores e pelo próprio regulador da energia, como conta a jornalista Marina de Castro.

A medida está agora prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2017 e será votada esta sexta-feira no Parlamento.

Licenciado em engenharia eletrotécnica e de telecomunicações pelo Instituto Superior Técnico, João Paulo Girbal tem 25 anos de carreira em várias multinacionais do sector das tecnologias de informação e comunicação, entre as quais a Microsoft, onde em Portugal foi diretor-geral, no período de 2001 a 2006.

A informação mais vista

+ Em Foco

Na edição deste sábado do 360, na RTP3, o jornalista António Louçã, autor da grande reportagem "Alemanha: o reverso da medalha", resumiu o contexto económico e social no chamado motor da Europa, em véspera de ida às urnas.

A Alemanha vai a votos com uma economia próspera: muita exportação, muita construção, receitas fiscais abundantes, orçamentos públicos excedentários. O reverso da medalha é a degradação de condições sociais para uma parte significativa da população.

    Os portugueses escolhem os seus representantes locais a 1 de outubro. Acompanhe aqui a campanha, os debates e toda a informação sobre as eleições Autárquicas.

      Um ensaio do LNEC e do Instituto Superior Técnico, no âmbito do KnowRisk, evidencia a importância da tomada de medidas preventivas. Veja os vídeos e compare os dois casos.