Comunidade Intermunicipal de Coimbra elege novo presidente a 4 de março

| Economia

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra vai eleger um novo presidente no dia 04 de março, disse hoje Manuel Machado, presidente da Câmara de Coimbra e atual líder da estrutura que agrega 19 concelhos.

Eleito, por unanimidade, presidente da CIM Região de Coimbra em 08 de novembro de 2013, Manuel Machado (PS) manifestou a intenção de abandonar este cargo, depois de ter sido escolhido, em 23 de novembro de 2013, para suceder a Fernando Ruas (PSD) na liderança da ANMP (Associação Nacional de Municípios Portugueses).

A data da eleição do novo presidente da CIM Região de Coimbra foi hoje anunciada por Manuel Machado durante a reunião da Câmara Municipal de Coimbra.

O autarca fez questão de se manter à frente da CIM até ficar "concluído o processo de instalação" da nova entidade, cuja sede funciona no edifício em que está instalada a Fundação CEFA (Centro de Estudos e Formação Autárquica), em Coimbra, conforme sublinhou.

Durante a assembleia geral durante a qual Manuel Machado foi eleito presidente da CIM Região de Coimbra também foram eleitos, igualmente por unanimidade, para vice-presidentes, os autarcas de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino (PS), e de Arganil, Ricardo Pereira Alves (PSD).

Tendo como secretário-geral o anterior presidente da Câmara Condeixa-a-Nova, o socialista Jorge Bento, a CIM Região de Coimbra engloba os 17 concelhos do distrito de Coimbra, um do de Aveiro (Mealhada) e outro do de Viseu (Mortágua), área onde vivem mais de 400 mil pessoas.

Resultante da agregação de 10 concelhos que faziam parte da CIM do Baixo Mondego com nove dos municípios que integravam a sua congénere do Pinhal Interior Norte, a CIM Região de Coimbra abrange Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Tópicos:

Alexandrino, Alves, Arganil Cantanhede, Bento, Corvo Montemor,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em entrevista à Antena 1 e Jornal de Negócios, José Theotónio considera que existe uma diferença de preços muito significativa em relação a mercados concorrentes.

Em entrevista à RTP, o embaixador francês analisa o atual momento do país, os populismos, os emigrantes portugueses e o interesse francês em Portugal.

    A Associação Adeptos dos Sonhos faturava cerca de 2600 euros por dia, alegadamente para ajudar crianças carenciadas, mas 90% do dinheiro que recebia ia para uma empresa privada do namorado da presidente.

    Entrevista de D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, à RTP.