Contribuintes casados vão poder entregar IRS em separado

| Economia

OE 2010 poderá separar declaração de rendimentos dos casados
|

Os contribuintes casados vão poder apresentar a declaração de IRS em separado, uma medida que está em estudo pelo Governo e que poderá ser incluída já no Orçamento de Estado para 2010 que vai ser entregue na Assembleia da República no final do mês.

Segundo o Diário Económico, que hoje avança com a informação, "a medida tinha sido sugerida pelo grupo nomeado pelo ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Carlos Lobo, no relatório de política fiscal, apresentado a 13 de Outubro".

O objectivo é acabar com as "desigualdades entre os contribuintes casados e aqueles que vivem em união de facto que já podem entregar a sua declaração anual de rendimentos em separado, se assim o entenderam".

Esta medida, ao entrar em vigor, vai beneficiar os casais com poucas diferenças nos rendimentos anuais.

 

Tópicos:

Governo, Orçamento de Estado, casados, contribuintes, IRS,

A informação mais vista

+ Em Foco

A 17 de junho, Portugal começou a assistir ao mais mortífero incêndio de sempre. A paisagem de Pedrógão Grande mantém-se em tons de sépia. Um cenário captado pelo fotojornalista Pedro A. Pina.

    Hotéis de luxo e restaurantes de autor crescem ao lado de quem vive sem água ou luz. A Comporta tem um novo proprietário que quer transformar aquela zona num local para estrangeiros ricos.

    O Parque das Nações vai receber as duas semifinais e a final nos dias 8, 10 e 12 de maio do próximo ano. Já o festival português vai decorrer em Guimarães.

    Natalidade, envelhecimento, turismo, agricultura, emigração, pobreza, saúde, desigualdades. A caminho das autárquicas a Antena 1 fixa o país em 20 retratos.