Cotação de acções do Deutsche Bank recupera

por Pedro Valador, Carlos Oliveira

A tempestade em torno do maior banco europeu amainou um pouco no ultimo dia de negociação da semana. As ações do DB fecharam com uma subida em torno dos 8%

A saída da operação de alguns fundos tinha levado na quinta-feira o título a mínimos históricos.

As informações de que a multa a pagar nos Estados Unidos poderá ser de apenas um terço, cerca de 4 mil milhões de euros, conseguiram afastar o sentimento negativo.

Logo pela manhã, o presidente do DB garantiu que, nas últimas décadas, o balanço do banco nunca foi tão estável e que a falta liquidez está fora de questão.

A continuarem os problemas, o DB terá de os resolver de acordo com a nova legislação europeia, à custa dos acionistas e grandes depositantes, isto porque tanto o Governo alemão como o presidente do Eurgrupo já descartaram a possibilidade de o banco ser recapitalizado com dinheiro dos contribuintes alemães.

O DB parece ter ganhado assim algum fôlego, estando a vender alguns ativos para reforçar capital. A liquidez do banco é superior a 200 mil milhões de euros, mais do que toda a riqueza produzida em Portugal num ano.

Mas, se a confiança na instituição for mesmo abalada, todo esse dinheiro não chegará para evitar mais uma catástrofe no sistema financeiro mundial.
pub