DBRS “confortável” com o rating de Portugal

por Ana Sanlez - RTP
Brendan McDermid, Reuters

A agência de notação financeira canadiana DBRS garantiu esta sexta-feira que está “confortável” com a nota atribuída a Portugal. A DBRS é a única agência de rating que mantém a dívida portuguesa acima do nível “lixo”.

Em declarações à agência Reuters, o analista da DBRS Fergus McCormick, responsável pelo departamento de dívida soberana, afirmou que a agência está “confortável com a avaliação estável atribuída a Portugal" que vê como "apropriada”. Ainda assim, o analista deixou um alerta em relação ao elevado nível de dívida do país.

“O aumento recente das taxas de juro é uma preocupação devido aos elevados encargos relacionados com o refinanciamento. Se a volatilidade do mercado persistir, a nossa atenção vai virar-se para a equação política e para aquilo que é possível em termos de ajustamento orçamental”.

Fergus McCormick refere-se à escalada dos últimos dias dos juros da dívida portuguesa, que na maturidade a dez anos ultrapassaram esta quinta-feira a fasquia dos 4% pela primeira vez em quase dois anos.

A DBRS é a única das quatro grandes agências de rating mundiais que mantém a dívida portuguesa no nível de investimento (BBB com perspetiva “estável”). A avaliação da DBRS é fundamental para que Portugal seja incluído no programa de compra de dívida do Banco Central Europeu.

A agência canadiana vai rever o rating da dívida nacional no próximo dia 29 de abril.
pub