"Divergências significativas" nos valores do Governo e de Bruxelas

por RTP

O economista Ricardo Arroja alerta para as assimetrias entre os números apresentados pelo Executivo e pela Comissão Europeia não só ao nível da execução orçamental, mas também da trajetória e crescimento do país.

"Existe uma diferença de 900 milhões de euros este ano entre o objetivo orçamental a que o Governo se propôs e o ponto de chegada que a Comissão Europeia prevê", refere Ricardo Arroja.

O comentador refere que a estimativa de crescimento tem vindo a diminuir, sobretudo no que diz respeito a projeções do consumo privado e investimento.

Ricardo Arroja deteta "assimetrias e divergências significativas tanto ao nível da trajetória e crescimento económico como ao nível da execução orçamental".

Uma situação que não é exclusiva a Portugal, já que as diferenças de estimativas acontecem com mais Estados-membros. Mas no caso português, o economista diz que os valores do Governo estão "francamente acima" dos que são apresentados pelas instituições internacionais que seguem de perto o desempenho da economia portuguesa.
pub