Domingues não se considera obrigado a entregar declaração de rendimentos

por Marina Conceição, Liliana Claro

O presidente da Caixa não vai entregar a declaração de rendimentos ao Tribunal Constitucional e pediu um parecer jurídico ao banco.

António Domingues tem estado no olho do furacão político - primeiro, porque vai ganhar mais de 30 mil euros por mês como presidente da Caixa; depois, porque se tem recusado a divulgar os seus rendimentos.

O novo presidente do banco público não vai mesmo entregar a declaração de rendimentos ao Tribunal de Contas, que a lei determina. Pelo menos para já.

O Bloco de Esquerda, que apoia o Governo, considera inadmissível a atitude do gestor.

O presidente da Caixa já entregou a declaração de rendimentos ao próprio banco e enviou a lista de eventuais incompatibilidades de funções para a Inspeção-geral das Finanças.

O ministro das Finanças defendeu esta semana que a Caixa deve ser tratada como um banco privado e que o setor da banca já está sujeito a escrutínio suficiente.

Esta quinta-feira à noite, no Porto, Domingues fez a primeira intervenção pública desde que assumiu os destinos do banco. Mas a única coisa que fez foi justificar o salário.

António Domingues tem 59 anos e preparava-se para se reformar do BPI e da vida ativa quando aceitou o convite do Governo. É velejador nas horas vagas e diz estar habituado a enfrentar ventos fortes.
pub